quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Vivência Pastoral

 



PASTORAL DO BATISMO


O Batismo é o primeiro dos sete sacramentos cristãos. É o sacramento da fé, da regeneração pela água e pela Palavra. É a porta de entrada para a vida cristã e, sem ele, não temos acesso aos demais sacramentos.

Ao ser batizada, a pessoa, que já havia recebido a vocação à vida, recebe a vocação à vida cristã. É chamada a ser como Cristo. Ao sermos batizados, recebemos também a infusão do Espírito Santo.

Batizamos com água não por acaso: o próprio Cristo foi batizado nas águas do rio Jordão. A água simboliza a vida. O batismo é vida nova. Por meio da água que é símbolo da vida humana, Deus nos transmite, pelo batismo, a vida divina. A água simboliza o dom do Espírito de Deus, a plenitude dos seus dons e o progresso espiritual que resulta no nosso compromisso com as promessas batismais.

O gesto de acender a vela no círio pascal (aquela vela grande que se acende no Sábado Santo), simboliza a união do batizado com Cristo Jesus. Os pais e padrinhos, vão iluminar o caminho desta criança para a fé cristã.

A veste branca, muitas vezes ignorada por pais e padrinhos, significa a pureza, a disponibilidade e a alegria, “a vida nova que Cristo oferece àquele que foi batizado”.


Unção com o Óleo. Unge-se o peito da criança com o óleo dos catecúmenos antes que a criança seja batizada e depois que ela foi batizada, sua cabeça é ungida com o óleo do Crisma. O óleo é símbolo de força, resistência e missão.



O que é a Pastoral?

Um grupo de católicos comprometidos (agentes de pastoral)  que auxiliam através de uma preparação os pais e padrinhos de crianças com até sete anos para que possam receber o primeiro Sacramento da Iniciação Cristã, ou seja, o Batismo.


Qual o seu objetivo?

Evangelizar pais e padrinhos visando sua vivência religiosa, fazendo com que percebam a importância deste Sacramento e para que possam transmitir a fé cristã a seus filhos e afilhados.


Como fazer este trabalho tão importante?


Primeiro sendo acolhedores. Depois, através do encontro preparatório e das visitas que podem e devem ser feitas na casa de pais e padrinhos, levar aos interessados a refletir sobre o compromisso do batizado junto à comunidade, procurando resgatar o vínculo desta família através do contato contínuo, direcionando-os a outros grupos e serviços ao longo de suas vidas, como a Pastoral Familiar, por exemplo. 
 
Outra forma é que você também venha a fazer parte desta equipe de nossa paróquia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.