quarta-feira, 31 de julho de 2013

Fé e Política


 
 
A Pastoral Fé e Política retomou no  dia 08 de junho de 2013, com representantes de diversas paroquias,  suas atividades em nossa Diocese. Trata-se de uma Pastoral que foi muito ativa com apoio e lutas juntamente com os movimentos sociais que contribuíram para que cidade conquistasse transporte, moradia, água, etc. E que agora continuará buscando dignidade para os menos favorecidos.

Neste dia o  Padre Frizzo indicou a identidade e missão da Pastoral:

1– Inserir a Igreja de Maneira afirmativa na sociedade. Ela tem uma função Social.

2 – Unir de maneira nova Fé e Vida. A função da Igreja é ser povo de Deus. Quando se afasta o Espírito Santo a traz de volta.

3 – Preparar os Cristãos para o processo eleitoral, tanto no legislativo como nos diversos Conselhos de direito.

4 – Motivar o protagonismo dos leigos. Estes são corresponsáveis pela Missão da Igreja.

5 - Humanizar a sociedade.

6 – Ter em suas ações a opção preferencial pelos pobres. Pensar a partir deles, ser semelhante ao bom pastor.

7 – Ter e buscar a espiritualidade de Jesus Cristo para suportar os desafios, “... o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça" – Mt 8:18-20.  O agente pastoral busca constantemente a melhora e vida digna para o próximo.

8 - Estudar e agir a partir da fé católica, dos documentos, das orientações de nossa Igreja. Mas a participação na Pastoral não se limita apenas a católicos, mas a todos que compartilham da missão.

9 - Buscar constantemente que todos tenham vida, estudando e compreendendo Medellin, Puebla e Aparecida.

10 - Ter o Evangelho como fonte primeira. Os trabalhos e missão devem ser orientados e guiados por ele e não por ideias e princípios humanos.

 

São Muitos os desafios inclusive de estruturação da Pastoral na Diocese. Para discutir estes pontos o padre Francisco Veloso apontou algumas propostas e perguntas que a pastoral vai buscar resolver.

a)      Escola de Fé e Política como ponto de partida.

b)      Participação e atuação no acompanhamento da Câmara Municipal

c)       Participação nos Conselhos de Direito

d)      Articulação nas Foranias

e)      Fazer o programa e planejamento de forma a concretizar a Pastoral.

 
Ficou definido que as reuniões serão realizadas por Forania, onde discutirão os assuntos acima e escolherão os coordenadores da Forania.

Para aqueles que se interessarem e desejam fazer parte desta mudança na visão política, venham da Escola da Fé e Política.

Nosso próximo encontro será dia 10 de agosto às 09h30 no Centro Comunitário Elizabeth Bruyère, localizado na Rua Maria de Fátima de Kida, 24-C - Vila Fátima. 
 

Prof. Cristiano Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.