terça-feira, 6 de agosto de 2013

Confiemo-nos ao Senhor...


 
 

Diante dos inúmeros acontecimentos destes dias, diante de tanta agitação e barulho justo, temos os barulhos que nos incomodam diariamente como o barulho de carros, som alto (alguns mal-educados usam mesmo isso dentro de ônibus), outros são nossos vizinhos que querem mostrar para todos que conseguiram comprar um novo equipamento de som potente e que de agora em diante, todos são obrigados a escutá-los e assim por diante.

Penso que precisamos de um período de meditação e silêncio para também escutar a voz de Deus que quer falar em nossa vida agitada. Para alguns é o mês das férias, mês de crianças em casa, mas isso não impede ninguém de buscar, mesmo dentro desta agitação bonita, alguns minutos para fazer uma pequena meditação e encontrar-se consigo mesmo e com Deus. 

Como já foi dito num dos artigos anteriores sobre um antigo provérbio que diz: o silêncio vale ouro! E como nós estamos tão pobres dele. É preciso buscar o silêncio criador, o silêncio da paz interior, o silêncio que nos humaniza e nos permite descobrir a profundidade das coisas e das situações, do silêncio que nos coloca em contato com a experiência espiritual e nos proporciona a abertura para escutarmos a Deus nosso criador.

Uma dica fácil para um tempo de meditação é encontrar algumas músicas tranquilas que levem a este clima. Para os que têm computador em casa, sugiro as músicas de Taizé, que por si só, já elevam a alma. Escolha duas ou três, ou ponha no modo de repetição, diminua as luzes do lugar onde você se encontra e se possível acenda uma vela, assim criará um clima propício a sua meditação e oração pessoal.

O que fazer com as crianças nestes momentos? Risos! Parece uma missão impossível, mas porque não fazer este tempo também com seus filhos? Eles também precisam aprender a acalmarem-se. Vendo vocês quietos eles também vão querer fazer o que fazem. Tentem!

É necessário insistir no valor do silêncio para as crianças e a juventude dominada pelo barulho e pela gritaria. Os pais e os demais responsáveis deveriam fazer um esforço de ensinar no silêncio e para o silêncio. É preciso encontrar um tempo para buscar essa paz interior tão necessária a nós e as nossas famílias. Assim estaremos já fazendo uma pequena diferença no mundo, pois essa diferença começa a partir de nós mesmos.

A realidade demonstra que ainda temos que caminhar muito para alcançarmos uma qualidade de vida melhor e mais digna, claro que também melhorar as relações com os nossos semelhantes. Este é um pequeno de muitos passos, que se houver esforço da sua parte poderá alcançar novos patamares na sua vida espiritual e familiar também. Meus desejos de uma boa saúde espiritual, muita oração e muita paz. E como diz uma das músicas de Taizé: “Confiemo-nos ao Senhor, Ele é justo e tão bondoso. Confiemo-nos ao Senhor. Aleluia”.

 

Pe. Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.