domingo, 11 de agosto de 2013

Justa homenagem

O ser Pai

 
Qualquer mudança em nossas vidas tem um significado importante para nós. O significado que damos depende de quão drástica seja esta mudança. Uma das mais significantes na vida de um homem é quando ele tem que assumir a responsabilidade por outro ser humano, quando ele começa a ser um pai.

No entanto, quando um homem começa a ser um pai? O que muda e que atitude deve enfrentar uma pessoa que começa a ser pai? O papel da paternidade mudou muito ao longo dos anos. Antes, tínhamos a imagem cultural do pai era aquele homem rigoroso, forte e dominante. Em resumo, o pai que sustentava a casa economicamente e uma mistura de disciplina, dureza e certa proteção.

Hoje, a figura do pai não é a mesma que há trinta ou quarenta anos atrás.  Atualmente, espera-se que os pais sejam envolvidos na vida de seus filhos, sejam amigos e colaborem com a educação dos seus filhos sem deixar de ser uma figura de autoridade, mas envolvida de ternura. Espera-se para um pai um homem emocionalmente estável e disponível para os seus. Estamos falando de uma figura paterna que é frágil o suficiente para entender a criança, mas também forte o suficiente para definir os limites. Quem ama cuida e quem cuida educa.

O pai precisa ser acessível para a criança. Também precisa ser um pai envolvido, participativo e emocionalmente disponível. Faz-se necessário ter identificação e tempo com a criança. Através destes momentos a relação entre pai e filho é fortalecida. Pai não nasce pronto, assim com o filho. Esse homem vai se fazendo ao longo do caminho, principalmente quando se escuta o pequeno ser te chamando pela primeira vez de pai ou papá, quando esse serzinho que é parte de você abre um sorriso feliz e te estende os braços pedindo colo.

Vendo a figura de São José você descobre como ser um pai melhor e de um jeito muito simples. Vendo esse homem de 2000 anos atrás, compreenderá a maravilha que Deus pôs em seus braços, quando sentir aquele pequeno coraçãozinho batendo junto ao seu peito muitas vezes num sono tranquilo e confiante como se entregasse no colo do próprio Deus.

Parabéns pais por este dia tão especial dedicado a você. Obrigado por dizer sim ao dom da vida e assumir e experimentar o dom maravilhoso de Deus, que é conhecido nosso Pai. Que Ele, pela intercessão do glorioso São José, te abençoe e te ilumine hoje e sempre.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.