domingo, 18 de agosto de 2013

Escola da Fé


 
 
PRIMEIRO MANDAMENTO DA IGREJA

 
Muitos católicos não conhecem os Mandamentos da Igreja. Alguns nem sabiam que existiam cinco mandamentos, além dos Mandamentos da lei de Deus. E qual é o primeiro mandamento da Igreja?

O primeiro mandamento da Igreja é: Participar ativa e piedosamente da Santa Missa inteira aos domingos e dias Santos de Guarda. O Catecismo da Igreja Católica ensina que: "Aos domingos e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da Missa". (CIC 2180)

Observemos que antes e depois da palavra Missa há palavras importantes: ativa, piedosamente e inteira. Reflitamos o porquê disso.

Primeiro: há católicos que chegam atrasados à Missa, quando o correto é chegarmos, ao menos, dez minutos antes. Visitarmos o Santíssimo Sacramento na Capela, depois sentarmos em silêncio para o início da Missa.

Segundo: há católicos que vão vestidos de forma incorreta, sem modéstia e sem zelo. Não podemos ir com qualquer roupa, isso vale tanto para as mulheres quanto para os homens. Certas roupas não condizem com a Missa, com a casa de Deus: minissaias, shorts, roupas decotadas, bonés.

Terceiro: há pessoas que saem da missa antes da benção final dada pelo sacerdote. A Missa não terminou e o católico já está na esquina.

Vejamos bem, não é só participar. É participar ativa e piedosamente da Missa inteira!

Para terminarmos nossa reflexão sobre o primeiro mandamento da Igreja meditemos durante essa semana na frase de alguns santos enquanto aguardamos ansiosamente o próximo Domingo para irmos à Missa.

São João Maria Vianney, o Cura d’Ars: “Se conhecêssemos o valor da Santa Missa nós morreríamos de alegria”.

Santo Afonso de Ligório: “O próprio Deus não pode fazer uma ação mais sagrada e maior que a celebração da uma Santa Missa”.

São Pio de Pieltrecina: “Seria mais fácil que o mundo sobreviva sem o sol do que sem a Santa Missa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.