quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

NATAL VEM SENHOR JESUS!



Natal é vida que nasce, é Cristo que vem!”


Caríssimos irmãos e irmãs, o Natal é um tempo de graça e de bênção para cada um de nós, nossas famílias e nossa comunidade paroquial. Somos presenteados com a Luz que é “Deus conosco”; para recebê-la é preciso abrir mais do que as portas da casa! Esta Luz é capaz de iluminar os corações e a vontade de muitos, por que não é uma luz passageira, mas a Luz do Espírito que vem iluminar as situações, consolar os corações e ajudar a enxergar Esperança dentro desta realidade às vezes sombria.

Diante da destruição dos valores humanos e cristãos, do medo que toma conta das pessoas, do flagelo da guerra que assusta o mundo, do desespero pela falta de líderes que poderiam acompanhar, orientar e proteger, vem-nos a mente e aos ouvidos a grande notícia da parte de Deus, um sinal de esperança: "O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz” (Is 9:1).

Nossa sociedade parece chegar ao fim do ano apagada pela falta de propostas claras e duradouras; vemos a escuridão da desigualdade, do ressentimento, da indiferença que está se instalando cruelmente na vida de muitos; uma parte da população desfruta de uma vida confortável e esbanja seu “prestígio, poder e riquezas”; outra parte se afoga nas compras compulsivas sem pensar nas contas e impostos que vêm com o Novo Ano.

No outro extremo temos aqueles que já se deixaram tomar pela sombra da morte: drogas, violência, roubo, saques, trabalhos escravo, prostituição (incluindo crianças), corrupção política, etc. Os males sociais que estão enraizados e, se não forem arrancados, vão deixar-nos ainda mais afundados neste mar de morte.

Este tempo de preparação e chegada do Menino Deus é para nós a visão clara de que devemos ver esse mundo, a nós e a nossa família com novos olhos, olhos de esperança, olhos da fé, a luz do amor que é capaz de superar as sombras mais escuras da morte.O Natal não é uma festa de troca de presentes, mas uma festa para se fazer presente na vida do outro. 

É um momento sublime no qual Deus se aproxima, se acerca de cada homem e mulher que abre para Ele o seu coração. A proximidade e a confiança de Deus se dão na forma de um Menino, uma criança que expressa toda a espontaneidade, a surpresa, a inocência e uma reta intenção de querer estar conosco: “Um Filho hoje nasceu, um Filho hoje nos foi dado”, isto representa o maior presente e a maior alegria deste Dia Santo. 

Deus nos dá seu tudo sem pedir nada em troca, a não ser abertura de coração e de mente para acolher Aquele que vem ao nosso encontro. Nossa grande felicidade e maior presente é esse amar e deixar-se ser amado por Deus, por Cristo, por Maria e pela Igreja. Nós somos filhos de Deus e a cada ano recordamos que nosso Irmão Maior vem nos visitar e fazer morada onde nós estamos. 

Um feliz e Santo Natal e um Ano Novo abençoado. Sejam felizes!



Pe. Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.