terça-feira, 6 de agosto de 2013

Leigas Consagradas


Missionárias Diocesanas de Jesus Sacerdote
O projeto do Pai é fazer de Cristo o coração do mundo

 
Como o nome já diz, as Missionárias Diocesanas consideram como seu carisma próprio: O Mistério de Cristo Sumo e Eterno Sacerdote que através do batismo as chamou para participar do seu sacerdócio real e profético, inserindo-se na missão salvífica da Igreja, para a glória da Trindade Santa.

O Instituto Secular é compreendido como uma nova e original forma de vocação dentro da Igreja, distinta de outras formas de vida religiosa, porque os seus membros “permanecem no mundo”, ou seja, não precisam morar em um convento como no caso das freiras.

São mulheres que podem morar numa casa comum, como também podem morar com seus pais e familiares santificando o lugar onde estão. São pessoas escolhidas por Deus para que inseridas no mundo cotidiano mostrem aos seus irmãos a beleza do amor de Deus através do seu testemunho de vida.

Como seguidoras de Jesus Sacerdotes, desenvolvem a sua vida missionária junto a tantos outros irmãos que com elas convivem diariamente. São professoras, enfermeiras, donas de casa e mulheres de tantas outras profissões que se comprometem a encarnar em sua vida o Evangelho vivendo com os votos de pobreza, obediência e castidade.

Característica do Instituto

Estar a serviço da comunidade eclesial (Igreja) e em comunhão com seus irmãos e irmãs espalhados pelo mundo afora. Sua proposta de vida é “ser Igreja” no lugar onde vive e atua diariamente ou nos lugares para onde o Senhor as enviar.

“Somos chamadas a viver o Dom de si a Jesus, como único Senhor da nossa vida,  com os irmãos, nas condições ordinárias da ida:  familiar,  social  como fermento na massa. Inserida na comunidade eclesial para receber luz e força e viver o binômio: Consagração e Secularidade - Na contemplação de Cristo Sumo, Único e Eterno Sacerdote na escuta da Palavra e na Eucaristia”.

Origem
 
Esta nova proposta de ser cristão no mundo nasceu em 1944, na Itália através das mãos e do coração do Padre Stefano Gerbaudo, quando este jogou na terra do coração da juventude católica com quem trabalhava este desafio, mas também este novo jeito de ser Igreja oferecendo-lhes uma intensa vida de oração e testemunho nos diversos círculos sociais e profissionais. Este grupo inicial ficou conhecido como “Cenacoline”.

Como os Mistérios de Deus são insondáveis, Padre Stefano ficou com este grupo apenas por 6 anos, pois em 28 de setembro de 1950, vitimado por um câncer na coluna vertebral o venerado padre vai ao encontro do Criador. Mas como a obra era e é de Deus foi nomeado um novo assistente, Pe. Canal de George, que dá ao Instituto uma base doutrinária muito clara baseada no Mistério de Cristo Sacerdote.

Primeiras Missões

Em atenção aos sinais dos tempos e a necessidade da Igreja em abrir novos horizontes surgiram as primeiras missões:

Em 1957, na França, vão dar assistência os imigrantes italianos que trabalhavam nas minas de Lorraine. Moram junto a estes operários e suas famílias, promovendo a sua inclusão na nova realidade social e eclesial, através da catequese e obras de assistência social.

Em 1963, as primeiras irmãs italianas partiram para a Argentina, a convite do Bispo de Comodoro que tinha estado em Roma para o Concílio Vaticano II.

Em 1971, o Instituto chega a um pedido do bispo de Doumé (Camarões, África). São enviadas duas missionárias para trabalharem junto aos pacientes com hanseníase e tuberculose.


Em 1973 o Senhor abriu um novo caminho e agora chegou a vez do Brasil acolher o Instituto. A cidade escolhida por Deus foi Orlândia no interior de São Paulo. O primeiro objetivo era a formação humana e cristã das jovens, algumas das quais se consagraram nesta obra alguns anos depois.

Um passo fundamental e que trouxe muita alegria foi o reconhecimento do Instituto pela Santa Sé em 21 de novembro de 1985. Uma grande bênção há tanto tempo esperada pelos membros desta comunidade de fé e evangelização.

 Onde estamos?

Bem pertinho de você! Venha nos conhecer e se for a vontade de Deus para a sua vida, venha fazer parte da nossa comunidade.
 
Comunidade Guarulhos

Endereço: Rua Manoel Izidoro Martins, 8 B – Jd. Jovaia – Guarulhos - CEP: 07132-280  - Telefone: 11-2405-2137

Comunidade Guaíra

Endereço: Rua 2, 20 - Centro - CEP: 14790-000 | Guaíra/SP.
Telefone: (17) 3331-5951 - E-mail: jeronimaf@hotmail.com
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.