quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Adoração ao Santíssimo Sacramento


 


 Todas as quintas-feiras às 18h temos a Adoração ao Santíssimo em nossa Paróquia; infelizmente esse é um momento não muito valorizado pela maioria do povo. Mas continuamos rezando para que os corações se abram e as pessoas encontrem tempo para adorar ao Rei dos Reis. E neste encontro, em particular, somos convidados a praticar a ORAÇÃO DO SILÊNCIO que pode ser um começo para então tornar-se um saudável hábito de vida.

Primeiramente, não podemos esquecer que quando o padre passa com o Santíssimo, eu devo me ajoelhar (a menos que algum problema de saúde me impeça), assim como devo também proceder na Santa Missa, logo após o fim do canto do Santo, até o momento em que terminar a Consagração Eucarística. “Diante do Senhor todo joelho se dobrará”.

Manter-me-ei em atitude de respeito, pois é o meu Senhor e Salvador que vem ao meu encontro, para tão belo e precioso encontro eu devo fazer esse exercício de amor.  Em que consiste?

Colocando-se diante da Eucaristia, seja numa Igreja ou numa capela, após breve adoração, procure sentar-se confortavelmente; acolha a si mesmo/a e afaste todas as preocupações, isto é, acalme-se. Inspire, dizendo: “Em nome do Pai e do Filho” e, respire profundamente, mentalizando…”e do Espírito Santo”. Tome consciência de que você é morada do Espírito Santo. Repita este exercício 4 ou 5 vezes. É o exercício da SERENIDADE. Diga agora ao Senhor: “Senhor, quero passar este tempo com você, acolher seu amor e descansar no seu amor”.

Agora acolha o SILÊNCIO e faça silêncio. Esvazie-se e entre em silêncio total. Permaneça assim, mesmo ocorrendo pensamentos de distração. Responda a eles com determinada Palavra que você escolheu, por exemplo: JESUS, JESUS! Fale esta palavra para dentro do pensamento estranho que lhe ocorrer e desviar sua atenção. Assim você volta ao Silêncio total. Talvez consiga mantê-lo por 2-3 minutos e pode então ocorrer outra interferência de pensamento estranho. Proceda da mesma forma como acima indicado.

Neste silêncio total você é presença diante de uma PRESENÇA, em solidão, diferente de solitário. É SOLIDÃO fecunda que faz acontecer à descoberta de você mesmo/a: sua riqueza, seus dons, seu valor diante de quem o/a ama.

O silêncio é a primeira linguagem de Deus. Oração não é algo que nós fazemos para Deus. Oração é algo que Deus faz por nós. Na ORAÇÃO DO SILÊNCIO damos nossa atenção a Deus e o Espírito Santo começa a trabalhar em nós; inicia um processo de purificação, a purificação desde o interior onde nascem as reais motivações de nossos atos. Na medida em que crescemos na capacidade de entrar em silêncio, começamos a ouvir Deus falando em nós. E Deus diz: “Você é meu filho muito amado. Você é minha filha muito amada. Eu te amo”! Esta é a nossa identidade radical. Viemos de Deus e estamos voltando para Deus.

Concluindo, a oração é este momento em que damos atenção a Deus e Deus nos revela quem nós somos. Assim quando cada qual chegar à porta do céu e Deus  perguntar: Quem é você? Com certeza você dirá: EU SOU SUA FILHA  AMADA! EU SOU SEU FILHO AMADO! E Deus dirá: SIM, VOCÊ É…! Entre e viva para sempre comigo.

Boa e Santa Adoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.