sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Orçamento Participativo


 
O que é o OP?

Orçamento Participativo é um meio pelo qual a população de um Município participa de forma direta na discussão, elaboração e aplicação dos recursos do Orçamento da cidade, fazendo com que as políticas sejam decididas de forma descentralizada e democrática. Dessa forma, o cidadão passa a ser um responsável permanente da gestão pública, não restringindo sua participação apenas ao ato de votar e aceitar tudo o que é desejado pelos políticos.

Participar do processo do OP é uma das melhores formas de exercer a cidadania, porque se faz de modo coletivo, discutindo a situação, levantando os problemas e definindo as propostas mais importantes para a comunidade. É um jeito de o povo trabalhador faça parte deste processo em defesa dos seus direitos.

Esse processo conta com assembleias abertas com algumas etapas de negociação entre a prefeitura e os membros interessados pelo bem estar do bairro (Município). Por isso, como cristãos e cidadãos conscientes do nosso papel e do nosso dever moral e cívico, devemos participar de tais decisões. Somos os principais interessados ou seremos os principais prejudicados. Tudo está em nossas.

Para reduzir as desigualdades sociais e aplicar de forma honesta e eficiente o dinheiro público arrecadado dos nossos bolsos através de impostos altíssimos como os que pagamos em nosso país e na nossa cidade, não devemos fechar os olhos diante dessa obrigação a fim de que o nosso suado dinheiro não seja mal utilizado.

Em breve teremos as Plenárias do Orçamento Participativo e também escolheremos os representantes do nosso bairro neste trabalho comunitário e gratuito. Contamos com a sua participação! Queremos uma cidade melhor e para isso precisamos ser parte de uma população melhor e consciente dos seus direitos e deveres. Você e eu somos responsáveis por fazer a diferença!

 

Prof. Cristiano Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.