terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Que penitência devo fazer na Quaresma?


 


Esse é um momento privilegiado para nos recolhermos em oração e buscarmos uma mudança de vida começando no nosso interior e, que seja de tal modo verdadeira que resplandeça no nosso exterior.


Para aqueles que desejam viver este tempo que a Igreja nos oferece devemos ter em nós: atitude interior e um firme propósito de conversão. Unir o nosso desejo ao desejo de Jesus que é vida em abundância para todos.


Um dos meios mais eficazes que encontramos e que nos ajuda nesta conversão é a Penitência. Risos, não veja isto como tortura, pois não é. É uma forma de desapegarmos daquelas ilusões que muitas vezes julgamos ser essenciais na nossa vida, quando na verdade o essencial é Cristo Jesus.


A Penitência é uma forma de domarmos os nossos instintos, colocando freio em algumas coisas e ajudando-nos a ter controle sobre tantas outras que nos impede de caminhar do jeito certo. Esta nos ajuda a conformar a nossa vontade com a vontade de Deus.


Que penitência devo fazer?


Escolher algo que às vezes seja um vício na sua vida e que julga não poder viver sem ele. Não devemos escolher fazer muitas coisas, mas aquilo que escolher deve levar a sério.


Algumas pessoas fazem jejum de chocolate, por exemplo, outros de café, outros de carne (ao menos na sexta-feira, como já manda a tradição da Igreja), outros diminuem ou ficam sem cigarro, ou sem cerveja, assim por diante. Na última quaresma achei bonita a atitude de algumas crianças da nossa paróquia que fizeram jejum de refrigerantes e doces. Olha que foram bem fiéis.


Contudo, o que você deixou de comer ou comprar deve se reverter em benefício dos pobres. Uma forma de fazer isto é colocar o dinheiro economizado no envelope que é entregue no domingo de ramos. Assim o seu dinheiro servirá para ajudar a quem precisa da sua ajuda e a sua quaresma gerará vida na vida de outros irmãos.


Quem vive afixado em internet, celular, televisão, etc... Deve diminuir o tempo de uso destas parafernálias e ocupar-se na leitura mais que saudável da Palavra de Deus. Encontrar tempo para ler e meditar a Bíblia, é uma ótima forma de ficar bem aos olhos de Deus.


Também pode fazer a leitura de um bom livro de espiritualidade, sugiro "História de uma alma" de Santa Teresinha, "Sou católico, vivo a minha fé" da CNBB, (estes dois temos na secretaria paroquial), "Noite escura" de São João da Cruz, "A cruz" de Anselm Grüm, ou outro que você goste.


Ainda sugiro a penitência da língua: falar menos e rezar mais. Não murmurar, não fofocar, não reclamar, não falar mal dos outros. E rezar pelas pessoas, de modo especial escolha alguém com quem tem dificuldade de relacionar-se e durante os quarenta dias rezes por esta pessoa. Ao término ou ela ou você vai estar melhor, queira Deus que os dois estejam.


A Quaresma nos educa a viver na simplicidade e dar qualidade verdadeira a nossa vida e a nossas ações. Por isso, escolha fazer algo que lhe seja realmente custoso e seja firme no propósito de viver uma santa e abençoada Quaresma.


Minhas orações e o desejo de que você se santifique ainda mais.


Pe. Alexandre

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.