sábado, 9 de fevereiro de 2013

Acolhimento dos peregrinos e Semana Missionária

 
 
“Irmãos, perseverai no amor fraterno. Não esqueçais a hospitalidade; pois, graças a ela, alguns hospedaram anjos sem o perceber”.
(Hb 13:1-2)
Você estaria preparado para abrir as portas de sua casa a jovens, vindos de todos os continentes, com culturas e estilos de vida os mais diferentes?
 
Seguindo as palavras da Carta aos Hebreus, cada um de nós, como bons dispensadores das graças de Deus, é convidado a colocar em prática está que também é uma obra de misericórdia (Acolher os estrangeiros) e dispor aos jovens peregrinos da JMJ Rio2013 os dons que recebeu.
Cada família é convidada a acolher um dos jovens peregrinos que chegarão a nossa Paróquia para participar da Semana Missionária, anteriormente conhecida como “Dias nas Dioceses” ou Pré-Jornada tem intuito de facilitar o ingresso dos jovens no país de acolhida e preparar as dioceses rumo à JMJ Rio2013. Acontece oficialmente, em todo o Brasil, entre os dias 16 e 20 de julho. Algumas dioceses farão no intervalo entre 14 a 21 de julho por motivos de logística, transportes e distância.
Como será a Semana Missionária no Brasil
No Brasil a Semana Missionária será promovida baseada em três eixos:
1)            Como experiência de fé: os jovens terão momentos de oração e meditação, aprofundando um encontro pessoal com Jesus Cristo e sua proposta de amor.

2) Como experiência de solidariedade missionária: a juventude local e os peregrinos, como protagonistas da evangelização, poderão ter uma interação e um envolvimento voltado à missionariedade cristã. Participarão de diversas campanhas e projetos de solidariedade.

3) Como experiência cultural: jovens de diversas nacionalidades e culturas, em ambiente de partilha, terão a oportunidade de conhecer a diversidade cultural dos povos. Por outro lado, os jovens nativos poderão divulgar as riquezas e cultura de sua região.
História da Semana Missionária
Este momento de preparação, antes nomeada Dias nas Dioceses, surgiu na JMJ de Paris, em 1997. A Igreja na França promoveu vários encontros como um modo de facilitar a evangelização dos jovens das dioceses francesas. Foi uma linda acolhida, pois a França inteira conseguiu não só acolher os peregrinos vindos de outros países, como, também, motivou os jovens franceses a participarem na JMJ.
Foram momentos em que os estrangeiros puderam partilhar com as comunidades locais momentos de oração, festa e intercambio cultural e social.
Entre em contato: santateresinhacumbica@hotmail.com ou na secretaria paroquial pelo telefone: 11-2412.0841
Acolha um destes jovens. Abra a porta de sua casa, abra a porta do seu coração.
Pe. Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.