quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

DEIXE CAIR AS MÁSCARAS

A QUARESMA E O CARNAVAL
 
 
 
 
 
 
 
 



É comum se ouvir dizer que o objetivo do Carnaval é de extravasar todos nossos desejos carnais para enfrentar o período da Quaresma que é um período de jejum e de contenção, totalmente oposto à festa de Momo.


Portanto, o Carnaval seria uma Festa Cristã? A igreja tem alguma responsabilidade nesta definição?
Resposta: NÃO. O Carnaval não é uma Festa Cristã. É uma Festa Pagã. Esta definição de Carnaval não tem origem na Igreja. O Carnaval não é objeto da Doutrina Católica.


O Carnaval não determina a Quaresma. Ao contrário, ele termina no início da Quaresma por ter sido limitado por esta.


Sabemos que a Quaresma colocou um limite temporal no Carnaval devido ao processo astronômico de determinação da data da Páscoa e consequentemente da Quaresma.


A Quaresma é o período de 40 dias antes da Páscoa. A Páscoa, ao contrário do que possa parecer, é, na verdade, uma data fixa. Ela é definida pelo Calendário Hebraico. As diferenças de data que ocorrem todos os anos devem-se ao fato de que o Calendário Hebraico é lunar e o nosso Calendário é solar. A diferença de base astronômica provoca a conhecida mobilidade na data da Páscoa Cristã.


Parte-se da data da Páscoa Judaica, dia 15 do mês de Nissan (Primeiro dia de Lua Cheia do mês de Nissan-Calendário Hebraico). O primeiro domingo após este dia é o Domingo de Páscoa Cristã. Por esta razão temos sempre lua cheia na Páscoa.


A partir do Domingo de Páscoa conta-se 40 dias para trás e obtêm-se assim o dia de início da Quaresma a

Quarta-feira "de cinzas"- que é quando devem ser encerradas as folias pagãs do Carnaval em respeito à Quaresma que se inicia.


Sabemos que o Carnaval é mais antigo que o Cristianismo e que estava ligado à antiga festa da fertilidade, daí seu caráter "da carne". Mas, não faz sentido, debitar-se na conta do Cristianismo a origem desta festa, nem, tão pouco, o conceito corrente segundo o qual o objetivo desta é a liberação da libido e de todos os freios morais para enfrentar a Quaresma.


Se assim fosse, estaríamos frente á inutilidade da Quaresma, pois os méritos ganhos em um ano seriam perdidos no próximo (ou jamais seria ganhos). Além da institucionalização da hipocrisia: serei santo amanhã, mas hoje, me deixem extravasar minha concupiscência (apetite sexual)!


Como devem os cristãos portarem-se em relação ao Carnaval? Cristão é aquele que segue (imita) Cristo. Basta refletir: Cristo participaria do Carnaval com tudo o contexto que o envolve?




http://escoteiros-catolicos.blogspot.com/2010/02/catequese-quaresma-e-o-carnaval.html
 
 
 


 

Outra opção é possível, se programe para um retiro espiritual ao menos três dias de meditação e contemplação do amor de Deus em sua vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.