domingo, 10 de fevereiro de 2013

JUVENTUDE

Página católica inova no formato e alcança 2 milhões de jovens

 
 
Santidade com criatividade: 'Kerigma,scj' inova no formato de evangelização pelo Facebook, mesclando cards, colunas catequéticas e memes católicos.


"Levar Cristo ao coração do mundo; trazer o mundo ao coração de Cristo". A frase do fundador da Congregação dos Padres Dehonianos, o sacerdote francês León Dehon, é a missão da fan page católica 'Kerigma,scj'.

A página nasceu com o objetivo de atender ao pedido do Papa Bento XVI para que a evangelização fosse também realizada pela internet, sobretudo pela proximidade do Ano da Fé. Em abril de 2012, conforme explica o idealizador do projeto, Murilo Marques, "começamos com o 'Evangelho do dia' e com notas diárias do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica". A ideia era propagar a Palavra de Deus e a doutrina da Igreja, tornando-a mais acessível.

A palavra kerigma (do grego: κήρυγμα, kérygma) é utilizada no Novo Testamento com o significado de mensagem, pregação, anúncio ou proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. A sigla 'scj' que tem como significado 'Sagrado Coração de Jesus', faz alusão ao carisma dehoniano partilhado pela página:

"Eis o que nos pede o Nosso Senhor através de nossas obras. Amar ao Pai que tanto nos ama. Amar ao Filho que, em prova de seu amor para conosco, cumpriu a vontade do Pai, por nós morrendo na cruz. Amor ao Espírito Santo que vela sobre nossas obras, nossos atos de amor. A reparação é entendida como um oferecimento de toda a nossa vida, nossas obras e agir, para reparar, para compensar os corações que ainda não amam ao Coração de Jesus".

"Com o passar do tempo conseguimos o apoio do padres dehonianos Daniel Ribeiro e Victor Barbosa comentando o Evangelho do dia", explica o idealizador. Hoje a página 'Kerigma,scj' conta com 19 editoriais nos mais diferentes assuntos, dando destaque para o 'Minuto do Youcat' com trechos do Catecismo Jovem.

A fan page no Facebook conta com 12 colunistas. Em especial o padre Mário Marcelo Coelho, doutor em teologia moral pela Academia Alfonsiana, em Roma, e professor na Faculdade Dehoniana, com a coluna "O que a Igreja ensina sobre", abordando assuntos ligados à bioética, como a eutanásia, aborto e células tronco à luz da doutrina da Igreja. Além de padre Márcio, há o padre jesuíta Raul Pache de Paiva, diretor de redação da revista "Mensageiro do Coração de Jesus" com a coluna "Catequizar e evangelizar".

O 'Kerigma,scj' é parceiro de outras páginas no Facebook, como o Catecismo Jovem, Bíblia Católica Online e o Portal Ecclesia, no qual somos o provedor oficial de notícias. "Juntamente aos nossos parceiros, potencializamos nosso trabalho e alcançamos mais de 2 milhões de pessoas todos os meses", diz Murilo.

Cerca de 23 mil pessoas já curtiram a página. Junte-se a esta família e anuncie o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo: fb.com/kerigmascj.


Da redação do Portal Ecclesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.