domingo, 3 de fevereiro de 2013

O CATÓLICO E A PALAVRA DE DEUS

O católico de hoje é chamado a uma leitura espiritual e inteligente da Bíblia. A Sagrada Escritura é sempre o sinal de um caminho de luz para homens e mulheres de ontem e hoje. Somos convidados a uma íntima relação com essa Mensagem de amor que vem para santificar, animar e dirigir as nossas vidas. Porém, não basta apenas ler, mas é preciso também se questionar a partir desse encontro com a carta de Deus que temos em nossas mãos.

Orar com a Bíblia – a Igreja nos incentiva a fazer a leitura da Bíblia como parte da vida diária de oração. Enquanto você lê estas palavras inspiradas, há um aprofundamento do seu relacionamento com Deus e uma compreensão do seu lugar na comunidade das pessoas a quem Deus chamou para si. Você é chamado por Deus, e melhor, você é amado (a) por Ele.

Orar no início e no fim – a Bíblia é muito mais que um romance ou um livro de história. Deve-se começar sua leitura com uma oração pedindo ao Espírito Santo que abra a mente e o coração para acolher aquilo que o Senhor vai nos comunicar. Essa leitura também deve terminar com uma oração que esta Palavra dê frutos em nossas vidas, ajudando-nos a ser mais santos e fiéis.

Interessar-se por toda a história - ao escolher uma Bíblia, procure uma edição católica, que possui a lista completa dos livros que a Igreja considera como sagrados. Há várias edições, procuremos as que mais de correspondam a nossa realidade e a nossa condição de leitores/estudantes da Palavra.

A Bíblia não é um livro, é uma biblioteca - nos seus 73 livros escritos ao longo dos séculos, temos a história de reis, profetas, poesias, cartas, etc., que servem e ajudam as novas comunidades de cristãos em dificuldades, mas principalmente falam da pregação e da paixão de Jesus Cristo, transmitidas pelos que acreditaram nos seus ensinamentos.

O conhecimento do gênero literário que você está lendo ajudará a compreender o que o autor quer transmitir da sua época, mas também aquilo que precisamos por em prática, o que significa esta palavra em nossa época.

Saiba o que é a Bíblia e também o que ela não é ela é a história do relacionamento de Deus com o povo que Ele escolheu para si. Na Bíblia, Deus nos ensina as verdades que necessitamos para a nossa salvação.

O Antigo tem relação com o Novo – os dois testamentos se iluminam. O Antigo tem o seu valor, é importante que o leiamos a luz da vida, paixão e morte do Senhor Jesus. Ambos se complementam e querem mostrar qual é o plano de Deus para a humanidade.

Não estamos lendo sozinhos ao ler e refletir sobre a Sagrada Escritura nos juntamos a homens e mulheres de todos os tempos e, principalmente de hoje, que tomaram a sério a Palavra de Deus e a colocam em prática na sua vida. Nós lemos a Bíblia, na Tradição da Igreja a favor da santidade e da sabedoria de todos os fiéis.

O que Deus está me dizendo? - a Palavra de Deus não é apenas direcionada as pessoas que morreram há muito tempo e em lugares distantes. Foi escrita para cada um de nós, no nosso dia a dia, nas nossas circunstâncias. Quando a lemos, entendemos o que o texto diz e como os fiéis compreenderam o seu significado no passado. A luz desse entendimento nos perguntamos: O que Deus diz para mim?

A leitura não é suficiente não podemos achar que a Sagrada Escritura são apenas palavras numa página, a nossa tarefa não está terminada. Precisamos meditar sobre a mensagem e colocá-la em prática, a começar pelas nossas vidas. Só então a Palavra pode ser “viva e eficaz” (Cf. Hb. 4:12).

Que o Espírito de luz e sabedoria, ilumine a nossa inteligência para compreendermos a vontade de Deus em nossas vidas.

 

Aloísio Koenig

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.