domingo, 9 de junho de 2013

Sobriedade e Vida


Alcoolismo

Uma doença que tem solução

 

O alcoolismo é uma doença que destrói: fisicamente, socialmente, espiritualmente, mata o corpo e a mente e o alcoólatra não se reconhece como um doente nem sendo um dependente. Sendo uma doença ela causa muitos danos, não somente a pessoa, mas àqueles que estão em sua volta. Tem ainda outros efeitos como: descontrole mental, violência, depressão, etc.

Como se define a dependência alcoólica? A dependência alcoólica ou alcoolismo é uma doença, frequentemente crónica e progressiva, que se caracteriza pelo consumo regular e contínuo de bebidas alcoólicas, apesar da recorrência repetida de problemas relacionados com o álcool.

Quais são os fatores de risco? Histórico familiar relacionado ao alcoolismo; Ambiente sociocultural. A integração em famílias ou em meios sociais propensos ao consumo de álcool (ter de frequentar festas, reuniões sociais, etc.); Situações imprevisíveis de rotura na vida quotidiana; Distúrbios emocionais – pessoas deprimidas ou ansiosas; Conflitos entre os pais, divórcio, separação ou abandono, de um ou de ambos os pais; Dificuldades de adaptação à escola; Dificuldades de aprendizagem.

Como é que se fica dependente do álcool? O processo de dependência do álcool desenvolve-se como o de qualquer outra dependência, como por exemplo, em relação ao tabaco, às drogas e outras substâncias psicoativas. Começa-se por experimentar beber, depois se bebe pontualmente e daí passa-se a beber com regularidade, até criar dependência. Para algumas pessoas é um processo relativamente rápido.

Quais são os sintomas da dependência alcoólica? Sentir grande necessidade de consumir bebidas alcoólicas; Incapacidade para controlar o consumo, seja o início, o fim ou os níveis de consumo; Síndrome de abstinência – estado de abstinência fisiológica quando se para ou reduz os consumos; Tolerância ao álcool; Abandono progressivo de interesses alternativos em favor do uso da substância; Persistência no uso da substância, apesar da evidência de consequências manifestamente nocivas.

Deve, pois, estar atento aos seguintes comportamentos e sintomas: Se bebe muito em ocasiões sociais; Se tem episódios de amnésia ou blackouts frequentes – quando, no dia a seguir, acorda sem nenhuma memória ou recordação da noite anterior ou de ter ingerido álcool em excesso; Se utiliza subterfúgios para esconder a bebida alcoólica, como usar garrafas ou embalagens de bebidas não alcoólicas ou esconder as garrafas para que ninguém à volta perceba; Se se irrita e se torna agressivo verbalmente, com declarações de rejeição da dependência da bebida ou mesmo que deixou de beber de uma vez por todas; Se tem medos, comportamentos obsessivos, sentimentos de perseguição contra si próprio ou ciúmes em relação ao cônjuge; Se sente cansaço, insónias, disfunções sexuais, depressão, ansiedade; Se ocorrem fraturas, quedas, queimaduras no corpo ou mesmo convulsões sem causa aparente.

Você tem alguém assim na sua família, faça uma análise a partir dessa leitura e procure ajuda logo. Alcoolismo tem controle. Continuaremos no próximo mês com a matéria.

 

Fonte: Ministério da Saúde de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.