sábado, 8 de junho de 2013

Catequese e Catequistas


 

Na última reunião de formação com os catequistas abordamos diversos assuntos relevantes a respeito da situação da catequese, contudo, faz-se necessário levantar alguns aspectos sobre a pessoa do catequista, pois sem bons catequistas não temos uma boa formação catequética e nem transmitiremos a Boa Nova de Cristo com o devido respeito e carinho que ela merece.

Uma das questões abordadas foi: qual ou quais os “pecados” que são cometidos em relação à catequese e aos catequizando por parte daqueles que deveriam dar-lhes um suporte para toda a vida?

Não elaboremos uma única resposta, mas colocaremos pontos que devem ser pensados. Uma das primeiras falas e quase comum no questionário é achar que o (a) catequista já sabe tudo e, assim sendo, não precisa mais buscar o conhecimento e nem participar das formações que são oferecidas, quem assim age não percebe que Deus quando escolhe pessoas para falarem em seu nome, Ele as coloca numa formação contínua, não é apenas o chamado inicial e pronto! Mas um chamado que vai se aperfeiçoando ao longo da caminhada; o que aqui poderia ser entendido como uma falta de compromisso com a missão a ele (a) confiada.

Hoje em todos os setores da sociedade as pessoas necessitam de cursos, palestras, workshops, etc. Por que com a catequese tem que ser diferente? Quanto tempo é dedicado na semana para preparar e nos prepararmos para o encontro que teremos com a “nossa turma”?

Comunica melhor quem conhece melhor e conhece melhor quem vive o que comunica. Fazer a experiência de Jesus em nossa vida é essencial para transmitirmos a Palavra e os ensinamentos d’Ele. Deixar tudo para última hora trás sérias consequências para o conteúdo que devemos transmitir aos nossos ouvintes. São cerca de duas horas por semana, mas quando bem empregadas, é um investimento para a vida inteira daquele que o escutou!

Cansaço todos nós sentimos e, é normal, pois vivemos num mundo muito agitado, temos uma vida corrida e milhares de coisas a fazer; mas quando queremos encontramos tempo para as diversas coisas de que gostamos e, até para pecar! Não pode a Catequese ser deixada de lado ou deixada de lado e se tornar apenas a leitura da apostila. Um (a) catequista deve ter uma postura à altura da missão que exerce, pois fala de Cristo e fala em nome de Cristo. Quer algo mais especial do que isso na sua vida? Deixem-se moldar por Cristo! Que Ele sopre vida sobre os ossos ressequidos e lhe dê uma vida nova. Profetize ó catequistas!

 

Pe. Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.