quarta-feira, 5 de junho de 2013

Família Católica


 

A essência, conteúdo e missão da família cristã encontra sua definição no amor. Por isso, a família (Igreja doméstica), recebe a missão de cuidar, revelar e comunicar o amor, como reflexo vivo e participação real do amor de Deus pela humanidade e do amor de Cristo por sua Igreja, sua esposa. Ser família e ser presença do amor do mesmo Jesus Cristo.


Uma família fundada e vivificada no amor é uma comunidade de pessoas: do homem, da mulher, esposos, dos pais e dos filhos, dos parentes, onde sua primeira tarefa é viver com fidelidade a realidade de comunhão para desenvolver uma comunidade de pessoas.


A família cristã é a escola da humanidade que vai forjar o futuro da humanidade: é a primeira escola de humanidade e de fé, a primeira escola de amor e solidariedade, a primeira escola de todas as virtudes humanas e cristãs para os seres humanos, é a célula do corpo social e da Igreja. Ser família é mostrar que a Igreja é o coração da humanidade, pois o futuro do mundo e da própria Igreja passa pela família e nela encontra uma de suas bases.


Para a família evangelizar e evangelizar-se deve ser a maior felicidade, vocação e identidade. Esta também é a identidade mais profunda da Igreja e uma esta unida a outra, são co-dependentes e precisam como um só corpo renovar a humanidade com a força do Evangelho (critérios de juízo, valores, pontes de interesse, linhas de pensamento, fontes inspiradoras e modelos de vida); Tudo isso se faz através do anúncio explicito do amor recebido de Jesus e transmitido durante nossos 20 séculos de existência.

 
Entregue pela oração e pela ação a sua família ao Senhor Jesus e Ele cuidará com amor de cada um daqueles que lhe são apresentados.


Sagrada Família de Nazaré, a minha família Vossa é!


 + Dom Carlos Osoro

Arcebispo de Valência - Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.