quarta-feira, 14 de março de 2012

Voto católico: O que nós faremos?

Política: Eleições municipais de 2012


Nossa Bandeira de Guarulhos

Às próximas eleiçòes, em que elegeremos nossos vereadores e prefeitos, são de suma importância para todos nós brasileiros. Pois as políticas públicas de nossos municípios, serão dirigidas por estes homens e mulheres, que elegeremos neste próximo pleito. Os detentores de mandatos, nas Assembéias Legislativas, no Congresso Nacional, bem como nos governos dos estados, são muito interessados nestas eleições, pois uma vez seus correligionários obtendo êxito nas urnas de 2012, serão posteriormente, no pleito de 2014, cabos eleitorais para que seus projetos políticos sejam bem sucedidos. Um a eleição contribui com a outra.

Como católicos, devemos nos envolver com toda esta dinâmica que constroi o jogo do poder. Até porque, gostando ou não de política, seremos governados por quem gosta e que precisa ser observado e fiscalizado.

Os grupos políticos já se articulam, criando musculatura capital, objetivando o poder pelo poder. Raras excessões. São eleições de cima para baixo. Explico-me melhor: Dos grupos políticos já consolidados ou que estão começando a se articular que, entretanto, gozam de uma grande capacidade de captar recursos, ultilizam com competência, todas as ferramentas disponibilizadas pelo Marketing. O cidadão - eleitor - sustentador, desavisado torná-se frágil diante da abordagem de tais ferramentas.

A Doutrina Social da Igreja (D.S.I), nos interpela ao tratar da participação democrática, no seu artigo número 190, que: "A participação na vida comunitária não é somente uma das maiores aspirações do cidadão, chamado a exercitar livre e responsavelmente o propio papel cívico com e pelo outros, mas também uma das pilastras de todos os ordenamentos democráticos, além de ser uma das maiores garantias de permanência da democracia.

O governo democrático, com efeito, é definido a partir das atribuições por parte do povo de poderes e funções, que são exercidos em seu nome, por sua conta e em seu favor; é evidente portanto, que toda democracia deva ser participativa. Isto implica que os vários sujeitos da comunidade civil em todos os seus niveis sejam imformados, ouvidos e envolvidos no exercício das funções que ele desempenha".

Nossa formação pautada então, na D.S.I., nos direciona para que enquanto cidadão -eleitor - sustentador, .possamos nos organizar prospectando ações que nos tornem protagonistas e timeratos em todo jogo político.

"LEVANTEMOS NOSSA PÁTRIA DO SEU ABATIMENTO, E LUTEMOS POR NOSSO POVO E POR NOSSA RELIGIÃO"(1Mc-3,43).

Na celebração de Santo Tomás de Aquino, em 28 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.