domingo, 18 de março de 2012

2012 Ano Diocesano da Juventude


O ano de 2011 já foi marcado por grandes experiências, como a presença de nossos jovens em Madri para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a escolha do Brasil como sede da próxima JMJ, a acolhida da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, tanto no Campo de Marte em sua chegada como na passagem por nossa diocese.


2012 é o Ano Diocesano da Juventude na nossa Diocese. Com o mesmo lema escolhido por Bento XVI para a Jornada Diocesana da Juventude em 2012 em todas as dioceses “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4), o principal objetivo é a evangelização da nossa juventude.

Para este ano o Setor Juventude preparou três datas especiais em comemoração,
para marcar e deixar cravado este ano na memória de nossa juventude:

1 – I Congresso Diocesano de Lideranças Jovens – realizado em 11 de março
2 – Jornada Diocesana da Juventude – 21 de abril
3 - DNJuntos (Dia Nacional da Juventude) – 21 de outubro


O primeiro evento foi um dia de reflexão sobre a realidade da juventude e de busca de alguns pontos comuns para um caminho de evangelização dos jovens da diocese. Os trabalhos foram inspirados no trecho do evangelho de João 1,35-42 que deu título ao evento: "O que estais procurando?".


O primeiro palestrante foi o assessor nacional da pastoral para a juventude da CNBB, padre Toninho, com o tema: Evangelização da juventude: eis a proposta da Igreja segundo o Documento 85 da CNBB. A segunda palestra foi sobre a realidade dos jovens de Guarulhos, apresentada pelo Coordenador Municipal da Juventude, Wagner Hosokawa.


O evento contou com representantes das 38 paróquias de nossa Diocese, estiveram presentes mais de 200 representantes de movimentos e pastorais. Nossa paróquia compareceu ao evento representado por cinco jovens, que participaram das oficinas de Encontro, Conversão, Discipulado e Missão, e que agora tem a missão de multiplicar este aprendizado.

“De fato, somos evangelizadores, construtores do Reino de Deus, somos luz como uma juventude que conhece o evangelho de Cristo. Como luz para essa juventude, não devemos participar de algo dentro da igreja e não ver nenhum resultado, temos como "obrigação" multiplicar nossos pães. Nossa evangelização deve ser levado ao cotidiano, converter as pessoas, pregar o evangelho” –
Catequista Lucas


“Ao convidar um jovem para participar de algum movimento paroquial , primeiro temos que nos converter e ter conhecimento daquilo que estamos passando ao próximo. Ter clareza com o jovem , e explicar que dentro da igreja não é tão diferente do mundo la fora. Que para ser um jovem católico , pode sim sair curtir, namorar viver a vida de calças jeans e mesmo assim ter Deus no coração e comparecer as missas '' Jovem Giselly

O Encontro foi finalizado após a Santa Missa, presidida por Dom Joaquim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.