sexta-feira, 9 de março de 2012

Exemplos de práticas penitenciais para o tempo da Quaresma.

 
O Silêncio

Pode-se escolher um dia da semana e fazer o máximo de silêncio que for possível. O silêncio torna mais sensíveis os sentidos do nosso corpo e da nossa alma e mortifica também a nossa vã tagarelice e nossa curiosidade excessiva.



“Falando muito não fugirás ao pecado”

“A morte e a vida estão em poder da língua” (Provérbios 18,21)

Diz a Regra de São Bento:

“Preservar a boca de palavras más ou perniciosas;
Não gostar de falar muito;
Não dizer palavras vazias ou que apenas provoquem o riso;
Não gostar do riso excessivo e barulhento.” 

(Quais são os instrumentos das boas obras. Capítulo 4)

“Quanto às brincadeiras, palavras ociosas e as que apenas provocam risos, nós as condenamos, em todos os lugares, a uma eterna clausura, e não permitimos ao discípulo abrir a boca para tais palavras.” 

(Do silêncio. Capítulo 6.)

Diz a Imitação de Cristo:

Mais satisfação dará a pura e boa consciência que a douta filosofia. Mais valerá o desprezo das riquezas que todos os tesouros da terra. Mais te consolará a lembrança duma devota oração que a de inúmeros banquetes. Mais folgarás de ter guardado silêncio, do que de ter falado muito. Mais valor terão as boas obras que as lindas palavras. Mais agradará a vida austera e árdua penitência que todos os gozos terrenos.

Aprende agora a padecer um pouco, para poupar-te mais graves sofrimentos no futuro. Experimenta agora o que podes sofrer mais tarde. Se não podes agora sofrer tão pouca coisa, como suportarás os eternos suplícios? Se tanto te repugna o menor incômodo, que te fará então o inferno? Certo é que não podes fruir dois gozos: deleitar-se neste mundo, e depois reinar com Cristo.

(Livro I, Capítulo 24: Do juízo e das penas dos pecadores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.