sábado, 3 de março de 2012

Carta de Gratidão de um cidadão acolhido por Guarulhos


Recordo hoje com saudade e gratidão aquele estranho dia 03 de março de março de 1979, as 03h da manhã , quando chegamos à antiga rodoviária de São Paulo, ainda lembro-me da música que tocava no rádio uma música que naquela hora falava ao nosso coração: a música chama-se “Saudade de Minha Terra”.
Pronto, deixamos tudo para trás e aqui chegamos à busca de novas oportunidades... Mas a surpresa para aqueles que chegavam querendo melhorias, foi ter umas malas roubadas já na rodoviária. Risos! Tem coisas que não mudam né!
Quantas lutas, realizações, alegrias e tristezas, um casamento perfeito, risos. Aqui começou a nossa trajetória, aqui começou a nova vida cheia de esperanças e sacrifícios.
Como não recordar o meu querido Jd. Angélica no Bairro dos Pimentas, sem água encanada, mas como era gostosa aquela água sempre fresca tirada do poço na porta de casa; sem luz, apenas com a luz de velas ou candeeiro; sem ônibus, mas meu bairro querido. E foi ali que crescemos e vencemos na vida, não ficamos ricos, mas ali foi possível o sonho da casa própria.
Junto com nossa família também cresceu o bairro, isso depois dos moradores se unirem, e irem arrumar “confusão” na prefeitura e querer realmente o bem comum. Depois de tanto pedir e cobrar vieram as tão sonhadas melhorias: luz primeiramente, depois água encanada, ônibus e asfalto nosso bairrinho, mas parecia uma cidade.
Quanta saudade de brincar na Rua 17 com suas poucas casas; que saudades de tantos amigos e vizinhos que se mudaram para outros lugares e até mesmo para o céu, que saudades de poder brincar até às 10 horas da noite, sem perigos; da festa que foi a inauguração da nossa primeira padaria da qual era dono os senhores Joaquim, Manoel e José; como não se lembrar da minha escola Antonio Viana de Souza e de tantos bons professores, da minha primeira diretora Dona Iraci Morcelli;
Lá se vão 33 anos e a minha paixão por Guarulhos não diminuiu, ao contrário, somente aumentou. Já tive oportunidade, graças ao Bom Deus de viajar por alguns lugares, mas minha felicidade é quando vou chegando de volta a essa minha terra que me adotou como filho querido.  
Professora Nicola Bispo
Autora do Hino de Guarulhos


Temos que amar essa nossa cidade e lutar para que ela continue sendo um lugar de oportunidade e de esperança, pois mesmo que alguns poucos queiram apenas para si o que deveria trazer alegria para todos, Guarulhos é muito maior que a ganância de todos eles.

Como nos é dito nesta preciosa letra, de uma outra nordestina que deu a esta cidade a beleza do seu hino e que tão pouco é lembrada: Pequenina nasceste, João Álvares, Jesuíta, benzeu-te com fé. Tu és hoje cidade progresso, uma terra que vence de pé.
Para aqueles que tiverem ideais e a coragem para trabalhar com honestidade haverá o progresso justo e santo, mesmo com problemas, é possível sempre crescer. Nossa cidade já nasceu abençoada e nós parte desta bênção chamada Guarulhos. Obrigado meu Deus por aqui vir morar.

Pe. Alexandre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.