quarta-feira, 28 de março de 2012

Catequese

As crianças tem necessidade de confissão?

O pecado é uma realidade presente em nossa vida. Rompendo a comunhão com Deus, com nossos irmãos e com o universo criado, renunciamos à nossa própria felicidade.

Vez por outra, insistimos em nosso próprio caminho, marcado pelo egoísmo, quando Deus tem outras propostas para nós. Essa é a experiência mais dramática de nossa vida, mas também a ocasião mais própria para sentirmos o quanto Deus é bom e misericordioso.

Cada vez que caímos sabemos que podemos contar com a mão amiga do Pai que nos levanta e nos embala na eterna canção do seu perdão. Esta experiência da reconciliação precisa ser vivenciada por nós desde pequenos, para que nosso coração se molde e se torne mais aberto aos projetos de Deus.

O amor, concretamente vivido nos gestos de reconciliação, é realidade a ser desenvolvida em nós desde a mais tenra idade. Daí a importância da confissão para as crianças.

Não podemos ver esta questão numa perspectiva sacramentalista ou moralizante. Vamos abrir os olhos para a graça de Deus, que ajuda na vivência da caridade e do exercício espiritual para a vida em comunidade! É preciso que se crie verdadeira consciência da comunhão e da importância da vida fraterna.

Crianças também erram, no longo aprendizado da vida de santidade. Crianças também ferem a amizade e a harmonia com os outros, com Deus e a natureza. Crianças também precisam aprender a reconciliar e a se abrir à graça restauradora de Deus.

Algumas experiências têm ajudado bastante na vivência deste sacramento entre as crianças. Uma delas insiste em mostrar o valor próprio da confissão e de seus frutos, possibilitando (não obrigando!) às crianças confessarem-se no decorrer da catequese em preparação à Eucaristia. Podem ser feitas celebrações comunitárias da reconciliação no encontro catequético.

Como realizar uma celebração comunitária da reconciliação adaptada às crianças?



Fonte: Catequese Hoje / Folheto O Domingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.