quinta-feira, 1 de março de 2012

Quem se afastou da Igreja pode voltar a ela? Como?

Quando saimos de casa para um passeio, por melhor que ele seja, chega o momento em que desejamos voltar. Quando vivemos longe da casa de nossos pais, sempre bate no coração uma saudade, um desejo de estar junto deles.

Essas situações trazem uma verdade que costumamos dizer com estas palavras: " Nada melhordo que a casa da gente", ou "Lar doce lar".

Querer voltar para casa é sinal de que amamos as pessoas que ali vivem e de que nos sentimos amados. Ali esta a nossa vida com suas lutas, cansaço, desafios e alegrias. Ali em casa esta um pedaço de todos nós.

Muitos deixam suas famílias. Triste é quando o orgulho e as divisões dificultam a volta. Mais ninguem é tão cheio de si que não tenha espaço para acolher novamente o outro. A comunidade cristã, a Igreja, quer seja a nossa casa. Ela é a grande família dos filhos de Deus, onde todos somos irmãos e cada um tem o seu lugar especial.

Existem muitos irmão que se afastaram da comunidade e desejam voltar. As vezes ficam com vergonha ou com medo de nao serem bem acolhidos. Deus nunca se cansa de amar. Seu coração esta sempre bem aberto para nos acolher. A famosa parabola do filho prodigo (Lc 15,11-32) ensina:

Todo aquele que se põe o caminho de volta pode ter a certeza do abraço amoroso do Pai. Nesse abraço morrem todo o mal praticado e toda a dor causada pelo pecado. Trata-se na verdade, da Parabola do Pai misericordioso .

Procurar a comuinidade, o padre ou qualquer pessoa amiga ligada a vida da Igreja é o primeiro passo para quem deseja participar de novo dessa grande família. O compromisso com o Evangelho e com a comunidade vai aumentando cada vez mais. Pode até ser feita, se necessário, uma reconciliação publica numa celebração.

Nesse contexto, a catequese de nossas comunidades tem a missao de apoiar e ajudar os que voltam e formar corações mais acolhedores naqueles que sempre estão em casa.

Fonte: Catequese Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.