quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Santidade em Foco

Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de outubro de 1930, filho de Cândido Mendes de Almeida e de Emília Mello Vieira Mendes de Almeida. Ainda jovem, com cerca de 16 anos, entrou para a Companhia de Jesus,  os Jesuítas. Concluiu os seus estudos em Roma e foi ordenado padre aos 28 anos de idade.
Foi nomeado bispo auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo pelo Papa Paulo VI, recebendo a sagração episcopal em 2 de maio de 1976. Durante os 12 anos seguintes, auxiliou o cardeal-arcebispo dom Paulo Evaristo Arns em São Paulo, organizando centenas de abrigos para menores abandonados (Pastoral do Menor). Assumiu (1979) a secretaria-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, da qual se tornaria presidente (1987-1994), cumprindo dois mandatos consecutivos, passou a intermediar os interesses da Igreja com o governo federal e o Congresso.

Tornou-se membro do conselho permanente do Sínodo Episcopal (1987) e, no ano seguinte foi nomeado Arcebispo da Igreja de Mariana – MG (1988). Foi membro da Pontifícia Comissão Justiça e Paz, vice-presidente do CELAM (1995-1998) e, na Cúria Romana, foi membro da Comissão Pontifícia Justiça e Paz (1996-2000).
Dentre os seus diversos trabalhos destacam-se as iniciativas pastorais: reestruturação dos serviços de atendimento pastoral e social na Arquidiocese; recuperação do acervo histórico, artístico e cultural; maior investimento nos Meios de Comunicação Social, na formação e participação dos leigos e multiplicação dos serviços e casas de atendimento aos idosos, crianças, jovens, homem do campo, dependentes químicos, pessoas carentes e com deficiência.

Ele morreu aos 75 anos, ao lado da família e dos amigos, devido falência múltipla de órgãos, em São Paulo, consequência de um câncer no fígado, após ficar internado por 40 dias no Hospital das Clínicas. O corpo do arcebispo foi transladado para cidade histórica  de Mariana – MG e enterrado na cripta da Catedral de Nossa Senhora da Assunção.

A abertura do processo de beatificação e canonização de Dom Luciano Mendes de Almeida foi pedida por mais de 300 bispos e inúmeras pessoas que conheceram o saudoso bispo e já vinham nele o sinal da sua santidade. No último dia 06 de novembro foi dada a feliz notícia de que o processo está em andamento, faltando apenas à aprovação da Congregação das Causas dos Santos para dar continuidade à coleta de material pelo tribunal diocesano.

Nas palavras de D. Geraldo Lyrio, atual arcebispo de Mariana, “Seu legado principal é o amor, o amor a todos, indistintamente, sobretudo o amor aos humildes e pequenos; e sua atitude de serviço. Em Mariana se repete muito a frase de Dom Luciano “em que posso lhe ajudar?”. Esta frase estava nos seus lábios permanentemente cada vez que se aproximava de alguém, e ainda ecoa em nossos ouvidos, em nosso coração. Prova disso foram às últimas palavras que disse antes de ser sedado e entrar no sono do qual não mais acordou: “cuidem dos pobres, não se esqueçam dos pobres”.

Qualquer graça alcançada por intercessão de Dom Luciano seja comunica ao Pároco, a fim de que seja devidamente enviada para a Causa da Beatificação.

Dom Luciano, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.