quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A missão de todo cristão é servir com alegria




Em
suas jornadas pela Galileia, Samaria e Judeia, Jesus acolhia a todos. Os quatro Evangelistas enfatizam que o Mestre passou pela vida e pelo mundo fazendo somente o bem... Aos surdos fez ouvir, aos mudos fez falar, aos paralíticos levantar e andar... E aos que estavam mortos renascer, tanto no sentido literal quanto espiritual.

Se você deseja aproximar-se de Jesus, vivendo, atuando e sentindo como Ele, talvez as dez singelas dicas ou orientações que listamos a seguir lhe possam ser úteis:

1. Inicie cada manhã com renovada alegria e esperança. Viver é renascer, é recomeçar.

2. Celebre as 24 horas diárias no seu altar pessoal da fé e da generosidade, ofertando seu trabalho e seu descanso, suas alegrias e tristezas, saúde e doença, seus projetos, conquistas e tropeços, derrotas e vitórias; oferte tudo a Cristo neste altar da sua alma, incluindo as pessoas que você ama, sua família, seus amigos, sua comunidade.

3. Com ânimo incansável, busque sempre superar o cansaço, vencer o desânimo, jogando fora o pessimismo, a desilusão, a depressão. Como disse o poeta Gonçalves Dias, “a vida é combate, que aos fracos abate; aos fortes, aos bravos, só pode exaltar”. Em outras palavras, como se diz de um jeito mais popular: “a vida é dura para quem é mole”. – E que maior Fortaleza nós poderíamos ter para nos refugiar, do que o próprio Filho de Deus? Com que auxílio maior poderíamos contar, que o da Mãe da Igreja, Maria Santíssima, que intercede por nós?

Que companhia melhor poderíamos ter, do que todos os santos do Céu, nossos irmãos que já vivem na bem-aventurança celeste, e pedem por nós a Deus?

4. Num tempo em que tantos se agridem e se maltratam, se drogam, se ofendem gratuitamente, se prostituem, se matam... Num tempo em que se movem campanhas até mesmo contra a vida dos inocentes no ventre de suas próprias mães... Construa você a fraternidade, em sua vida, de mãos dadas com seus irmãos de caminhada e os olhos fixos em Cristo.

5. Não se permita ficar mortalmente triste nem revoltado, se você não consegue agradar a todos. Lembre-se: nem mesmo nosso Senhor o fez! Continue fazendo o melhor possível, um dia de cada vez, e, no final, frente a frente com o nosso Bom Pastor, Ele vai reconhecê-lo.

6. Pais e educadores, orientem seus filhos e alunos para a solidariedade e a fraternidade, valores tão ausentes em nossos dias. Conquistar o diploma universitário e uma boa colocação profissional é importante, mas a realização do ser humano só será completa se a criança e o jovem entenderem, hoje, o valor da fidelidade, da amizade, dos princípios cristãos, da importância de ter Deus como Rocha e Fortaleza. Nesta vida, nada substitui a Fé.

7. Este é o tripé dos vitoriosos, na arte de viver e conviver: fé em Deus, fé na vida e disposição para trabalhar. Além de ser péssimo conselheiro, o ócio nunca foi bom companheiro de ninguém. Lembre-se sempre: a felicidade não floresce em corações materialistas, desligados de Deus.

8. Escolha objetivos, metas e ideais pelos quais valha a pena viver, lutar e morrer, se for preciso. Navio errante, sem leme e sem destino, não chega a lugar nenhum.

9. A exemplo de Jesus, busque diminuir o sofrimento alheio; faça a sua parte para ajudar os que sofrem. Você pode ser como Santa Verônica, enxugando as lágrimas da Face de Cristo, no rosto do seu próximo, do pobre, do doente, do órfão, do idoso, do preso... Comece a ser cristão na prática visitando aqueles que sofrem, internados em hospitais, precisando de uma palavra de conforto, de incentivo, precisando da Palavra de Deus. Visite uma casa de repouso, um orfanato... Tem tanta gente sofrendo, esperando você chegar para dar ao menos um abraço afável, um “bom dia”... Ser imagem de Cristo no mundo não custa nada, a não ser a sua boa vontade. Pense nisso. Abra sua Bíblia agora e leia o Evangelho segundo S. Mateus, capítulo 25, do versículo 31 ao 46.

10. Navegue nas águas da vida invocando o Santo Nome de Jesus e a proteção de Nossa Senhora, Mãe da Igreja e nossa Mãe, e valorize sempre a comunhão com toda a Igreja.

http://vozdaigreja.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.