terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Pequena Via: Sete passos para buscar a Santidade


Os santos não nascem prontos, mas a vida, a família e o desejo da pessoa em querer ser de Deus e servir a Deus de todo coração, com toda a sua alma e com toda a a sua inteligência dão os instrumentos necessários para que qualquer cristão possa chegar ao céu.

A nossa amada Santa Teresinha do Menino Jesus, nasceu em no dia 02 de janeiro 1873 e foi batizada dois dias depois. Nasceu amada e no seio de uma família cristã que a acolheu como um presente de Deus. Teresinha ficou órfã de mãe aos quatro anos, fato que a traumatizou.
De criança alegre, animada, comunicativa tornou-se uma mocinha tímida, insegura. Segundo ela própria diz, conseguiu libertar-se disso aos 14 anos de idade, tomando as rédeas da própria vida, deixando de girar em torno de si mesma.
Pequena e frágil, Teresinha tinha consciência de ser um nada diante de Deus. Meditava a vida dos santos e ficava encantada com seus gestos de heroísmo, suas duríssimas penitências. Dizia ela: "Eu sou pequena demais para subir a escada da perfeição. Devo suportar-me com todas as minhas imperfeições. Deus não poderá inspirar desejos irrealizáveis, portanto, posso apesar da minha pequenez aspirar à santidade".
O que significa Pequena Via que moveu a vida de Teresinha?
A Pequena Via te fará descobrir ou redescobrir o que o amor de Deus e capaz de realizar em sua vida. Esta Via tem dois aspectos: Devoção e Comunhão Espiritual. Vejamos alguns passos:
1. Descer imediatamente de seu pedestal de arrogância!
Aceite suas próprias limitações. Se aceite como você é. Lembre-se de que você foi feito de barro. Seja humilde. A humildade é a Virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza. Somos incapazes de atingir a santidade sozinhos. Coloque-se diante de Deus como você é e não como gostaria de ser. Cuidado com a falsa humildade: não se rebaixe diante dos outros apenas querendo parecer humilde.
2. Sem Deus, você não é ninguém!
Quem o dirige nessa caminhada é Deus. Se você consegue praticar alguma virtude, não atribua a você mesmo o sucesso de seus ações espirituais. Procure fazer a vontade d'Ele, pela oração, pela escuta e prática de Sua palavra.
3. Reconheça: Deus é rico em Misericórdia!
A felicidade que você desfruta, a paz que invade seu coração, nada disso existe por acaso, nem por seus méritos, mas é fruto da bondade do Altíssimo. Deus é rico em misericórdia e só dessa misericórdia você pode viver. Nosso Deus é um Deus que dá a vida, que se dá, que perdoa sempre!
4. Viva o momento presente!
Pense os momentos preciosos que você está perdendo em sua vida por não viver o momento presente deixando a imaginação se pré ocupando pelo futuro ou preso pela memória ao passado. O agora é um presente de Deus. Tome consciência do valor único e insubstituível desse minuto que você tem o privilégio de viver e viver com Deus, esteja chorando ou sorrindo.
5. Não perca o ânimo!
Que sua confiança em Deus seja sem limites: A confiança faz milagres... É a confiança, e nada mais a não ser a confiança, que nos deve conduzir ao Amor. Os caminhantes da Pequena Via não desanimam quando a estrada está acidentada, tortuosa. Acha-se muito fraco e pecador? Não pare no meio do caminho. Levante sua cabeça e prossiga. Peça a Jesus para tomar posse de sua alma e fazê-lo forte.
6. Abandonar-se:
Manter-se nos braços de Jesus. Fazer a vontade de Deus de modo desinteressado. Tudo isso mostra a compreensão que temos de que Deus tudo pode e tudo faz para guiar a nossa vida.
7. Amar e deixar ser amado (a):
Desejar viver e morrer de amor. O amor de Deus dá-nos a capacidade de amarmos as pessoas mais difíceis de serem amados. Teresinha escolheu uma vocação para viver o amor e a esperança, ela nos diz: "Eu escolhi, ensinar a amar o amor”, “A minha vocação é o amor!".
A pequena via está ao alcance de todos... Caminho da confiança e do abandono total de si mesmo à graça do Senhor. Não se trata de uma via a ser banalizada, como se fosse menos exigente. Na realidade, ela é exigente, como o é sempre o Evangelho.


Agradeçamos a Deus porque Teresinha nos mostra à santidade de forma tão descomplicada! Agradecemos ao sim dos pais de Santa Teresinha, Luiz e Zélia e peçamos a intercessão do beato casal para as nossas famílias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.