sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Primeiro Dia: Novena das Angústias


Se coloque diante da imagem de Nossa Senhora das Angústias e faça o sinal da Cruz. Depois disto faça um pequeno exame de consciência vendo os pontos positivos e negativos do seu dia ou da sua vida. Reze o ato de contrição abaixo, pedindo a Deus um arrependimento sincero de suas faltas e consciência da dor que isto causa a você e também aos outros. Que você compreenda que suas atitudes quando não pensadas podem ofender a Deus. 

Ato de Contrição para todos os dias

Santíssima Virgem das Angústias, depois da Trindade Santa, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos amo de todo o meu coração, e pesa na minha consciência haver ofendido a Vosso bendito Filho, meu Senhor e meu verdadeiro Deus, em quem creio, espero e amo sobre todas as coisas. Pesa-me na alma, oh minha Mãe, ter sido, com minhas culpas, a causa das angústias que padecestes em toda a vida, Paixão e morte de meu Santíssimo Redentor. Eu me proponho firmemente, Senhora minha, a evitar cometer estes pecados que tantas angústias trazem a minha vida, mas também consolar Vosso angustiado Coração com as mudanças necessárias em minha vida. Mãe da minha alma, eu Vos suplico humildemente que ofereçais a Vosso Filho e meu Deus, todas as penas de vossa imaculada vida, em reparação de meus muitos pecados. Assim Vos suplico e confio que auxiliado (a) pela Vossa bondade e pela sua intercessão alcançarei de Jesus a sua infinita Misericórdia e o perdão de meus pecados. Amém.

Oração Inicial para todos os dias

Ó Rainha das dores e Mãe bendita das Angústias, a teus pés acerca-se uma alma cheia de dores, a procurar o consolo de seus pesares. Bem sei Senhora, que meus pecados e minhas ingratidões são os espinhos que coroam a cabeça do teu Divino Filho, os açoites que cobriram seu corpo sagrado, as cusparadas e zombarias com que lhe desrespeitaram e a Cruz em que lhe crucificaram. Porém, tu que és Mãe de Misericórdia, alcança-me do Senhor o perdão de todos os meus pecados e a graça de que os chore com lágrimas de verdadeira penitência. Eu desejo Senhora, que volvas a mim teus olhos cheios de amor e piedade e ajude a alcançar as graças que necessito, para que estas súplicas sejam de gratidão a Teu Divino Filho. Não esqueças que és nossa Mãe… e qual pedido de um filho que não é atendido por sua mãe? Com esta segurança acerco-me a teu trono e cheio de confiança rogo-te que nesta novena nada que não seja de teu agrado, fervor para enxugar com este pedido o pranto de teus maternais olhos, e que sempre, ó Mãe estejas ao meu lado dissipando com a luz do Teu olhar as trevas do pecado. Em tuas mãos ponho a minha, com a esperança de que a apresentes a teu Filho e lhe peça que a conduza até a vida eterna. Amém. 

Primeiro dia

Oh Virgem angustiadíssima, que após ter permanecido com Jesus, trinta anos no seio daquele lar de Nazaré, cercado do puríssimo amor e de santa doçura, vistes como um dia se despedia de Vos para internar no mar do mundo judaico onde tinham naufragado tantos profetas pela dor que experimentaríeis ao dar a vosso Filho o adeus de despedida, e pelas angústias que sentiria vossa alma ao o ver partir, vos suplico, Senhora, me concedais graças, para que, com santa resignação e com tranquilidade de ânimo possa contemplar como se dissipam e se vão as ilusões da vida, sem que meu coração se apegue a nada que não sejais Vos ou a glória de vosso Santíssimo Filho. Não me negueis esta graça, que me atrevo a Vos pedir contemplando a primeira de vossas angústias, para que assim, não amando outra coisa senão Trindade Santa e a Vos, consiga algum dia a vida eterna. Amém. 

Rezar 3 Pai-nosso, 3 Ave-Marias, 3 Glórias ao Pai..., em memória das três horas de agonia pelas quais passou a Santíssima Virgem aos pés da Cruz no Monte Calvário, e depois peça a graça que deseja alcançar. 

Oração final para todos os dias

Ó Virgem das Angústias, a mais amável de todas as mães, farol luminoso que ilumina os seres humanos no meio das trevas da vida; Divina Estrela que guia os passos dos mortais em sua caminhada pelo mundo; Porto seguro de paz e de bondade; bálsamo prodigioso que cura as feridas da alma e as dores do coração. Diante de Vós estão os filhos de tuas dores que vêm chamar-te de Mães, a enxugar as lágrimas dos teus olhos, aliviando assim as tuas amargas dores. Prometemos trabalhar Senhora, para que teu nome seja conhecido e por todos amados. Detestamos o pecado que tanto sangue e lágrimas custo a Vosso Filho e a Vós. Quiséssemos que nossa vida toda se empregasse em vos servir. E, pois adotastes-nos por filhos na altura do Calvário, não nos abandoneis jamais, para que sempre sejas Tu a que reinas entre nós. Abençoai nossas casas e nossas famílias, nas quais queremos viver sempre a chama do Teu puríssimo amor. Atraiam para Vos tantas almas como andam pelos caminhos da perdição. Senhora, que voltem e saibam que não só lhes espera na porta do lar um pai disposto a lhes perdoar, senão uma mãe carinhosa que lhes abre os braços para lhes dar todo seu coração. Senhora, que voltem e saibam que não só lhes espera na porta do lar um pai disposto a lhes perdoar, senão uma mãe carinhosa que lhes abre os braços para lhes dar todo seu coração. Conceda-nos as graças que vos pedimos nesta nona se conduzem a nossa salvação, e se não, nos deem só vosso amor. Ó Virgem das Angústias, dai-nos sempre vosso amor com qual seremos felizes nesta vida e na eternidade. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.