domingo, 3 de junho de 2012

A Santíssima Trindade, o grande mistério de Deus !

11Irmãos: Alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. 12Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. 13A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.(II COR 13,11-13) 


16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.


18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.(Jo 3,16-18) 

Hoje a Santa Igreja, celebra a solenidade da Santíssima Trindade. Celebramos a presença de Deus em nosso meio, pelo Pai , o Filho e o Espírito Santo.

Pela fé, Deus deu a entender o tamanho mistério que existe nele. É isso que celebramos hoje, a presença de Deus no Pai , no Filho e no Espírito Santo. Celebramos também pelo o evangelho, a presença de Deus por inteiro , na presença de Jesus.

A Beleza do Pai , com a sua presença onipotente, onipresente e oniciene, o Senhor da Criação junto de Jesus e do Espírito Santo . Deus Filho, salvador do mundo, presença viva de Deus pai e do Espírito Santo. E o Espírito Santo, aquele que procede do Pai e do Filho, o sopro da vida e do amor, presença real do Pai e do Filho juntos. Este consiste no mistério da Santíssima Trindade.

Não se explica, se crê! Deus é uno e trino. Possui três pessoas distintas Pai , Filho e Espírito Santo, sendo cada um Deus por inteiro. Não há razão que consiga explicar tamanho mistério, mas Deus está conosco , e pela fé nos faz entender a sublimidade da existência da Santíssima Trindade. São Gregório Nazianzeno nos dá testemunho disso :

“A infinita conaturalidade é de Três infinitos. Cada um considerado em si mesmo Deus por inteiro... Deus os Três considerados juntos. Nem comecei a pensar na unidade, e a Trindade me banha em seu esplendor. Nem comecei a Pensar na Trindade, e a Unidade toma conta de mim!”

(Catecismo da Igreja Católica, Página 76, Número 256, São Gregório Nazianzeno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.