sábado, 23 de junho de 2012

Meio do ano. E daí?




Junho é um mês muito especial devido a tantas festas importantes que ocorrem neste período, como Santo Antonio (13), Sagrado Coração de Jesus (15), Imaculado Coração de Maria (16), São João Batista (24) e São Pedro (29). Datas estas tão tradicionais e que recordamos sempre e com carinho. Mas vale lembrar também que chegamos ao meio do ano, lá se foram 6 meses de 2012 e como vai a nossa vida até agora? Ou ainda nos perguntamos: o que vamos fazer ainda até o final do ano? São perguntas até simples, mas que requerem de nós um pouco de tempo para pensar e responder com atenção e sinceridade.

Não sendo maldoso, mas ao mesmo tempo sendo, será que vamos esperar chegar o dia 31 de dezembro para fazermos essa reflexão de como foi este ano? Digo isto, porque se analisarmos como foram esses meses até agora, temos a chance de ver o que foi feito, o que não foi feito e onde é preciso melhorar para que no final do ano o nosso saldo seja positivo em todos os sentidos.

Alguns falam que é mal de brasileiro deixar tudo pra última hora, mas essa é uma daquelas tradições bestas que devemos deixar de lado, pois a falta de reflexão e equilíbrio sobre as coisas da vida e dos acontecimentos fazem com que repitamos muitas vezes os mesmos erros; errar é humano, insistir nos erros...; vejamos atentamente o quanto não nos planejamos ou não nos preparamos para enfrentar os desafios da vida.

Pergunte-se: Quais foram as minhas realizações até o presente momento? Daquilo que havia planejado para  este ano e o que já fiz até agora? O que deixei de fazer e por quê? Assim você terá uma base para não ficar reclamando daquilo que não tem e sairá em busca àquilo que realmente é válido e necessário e agradecer a Deus pelo que já é seu e foi conquistado com esforço e dignidade.

É preciso acreditar que temos capacidade e força para sermos melhores a cada dia, isto é uma virtude que Deus nos dá quando disse: “trabalhai porque estou convosco” (Cf. Ag 2,4), ou como é dito popularmente:  “se ajude que eu te ajudarei”. Ele já confiava na nossa capacidade, mesmo quando nós, muitas vezes, nos achamos fracos e sozinhos. As tarefas, os deveres e as obrigações, assim como os problemas, podem parecer grandes demais. Experimentamos algumas vezes o fracasso em muitos projetos e até nossa fé parece ser pequena e frágil.

Diante de tudo isso resta-nos a entrega total ao nosso Mestre e Senhor que nos ensina a ter firmeza para carregar a cruz e nos lembra a cada dia da sua presença junto àqueles que a Ele se confiar: “estarei  convosco até os fins dos dias”. Que neste mês possamos refletir, planejar, discernir, decidir e caminhar mais firme e ao lado d’Aquele que tudo pode e tudo é, assim sempre teremos as nossas forças revigoradas. Em Cristo encontramos o consolo, alegria e ânimo para nunca desistir dos nossos sonhos ou da nossa fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.