quarta-feira, 6 de junho de 2012

As virtudes por trás do filme "Os vingadores"

Photobucket
Anteontem assisti ao filme “Os Vingadores” da Marvel e eu não poderia deixar de comentar algo sobre esse filme que em muitos sentidos me impressionou.

Deixando de lado os efeitos extasiantes e as cenas de luta de deixar o queixo caído (destaque para a cena em que a viúva negra se liberta de um interrogatório), o filme consegue misturar ação, comédia, drama e aventura de forma ordenada.


Confesso que nunca li quadrinhos da Marvel, de modo que eu só consegui acompanhar o filme porque a adaptação realmente foi muito feliz. O diretor consegue amarrar cada cena com uma história sem pontas: foi construída uma fonte de energia ilimitada, que despertou a atenção de outros povos do universo. Para conter a invasão dessas forças alienígenas o espião Nick Fury reúne super-heróis dispersos pelo mundo numa missão de tirar o fôlego.


O interessante é que há histórias particulares que se cruzam, dando mais veracidade ao enredo. Isso é algo bem diferente do que acontece quando o diretor resolve engessar-se numa história apenas encaixando cada personagem de acordo com a mensagem principal. Em Os Vingadores temos a impressão de que tudo pode acontecer, pois cada personagem tem uma cultura, uma nacionalidade, um plano de vida diferente.


Durante o filme percebi que é possível retirar várias virtudes tanto dos personagens quanto da história. A minha proposta é pegar as virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e as cardeais (prudência, fortaleza, justiça e temperança) e tentar analisar o filme a partir de cada uma delas. Resolvi fazer um tópico assim para mostrar a verdade do adágio: “há sementes de verdade espalhadas por todas as partes”. E o que eu posso dizer é que Os Vingadores está bem servido nesse quesito.

Primeiro as virtudes teologais:




Foi sensacional a cena em que o Homem de Ferro alerta o Capitão América que eles estavam lidando com deuses em referência ao inimigo Loki e que era melhor ele ter cuidado. Diante disso, o Capitão América responde algo como: “Só há um Deus e eu sei que ele não se parece nada com esse aí”. Eu quase chorei quando ele falou isso…haha!


Esperança

O personagem que melhor representa essa virtude é o espião Nick Fury, que reúne os heróis para salvarem a terra. Fora o fato de ele ter lutado com todas as suas forças para manter os heróis juntos e motivados durante o filme, eu destacaria a cena final em que ele dialoga com Maria Hill, também espiã: “o que vai acontecer agora? Cada um segue um rumo diferente…o que vamos fazer se precisarmos deles novamente?” Então Nick Fury responde: “Eles voltarão.” Maria responde: “Por que você acha que eles voltariam?” ao que Nick finaliza: “Por que nós precisamos deles”.


Caridade


Bom, a caridade é um pouco mais complicada nesse meio em que todos são meio grossos e rudes uns com os outros. No entanto, eu destacaria com louvor o personagem Thor. Durante todo o filme, mais uma vez, apesar de seu temperamento forte, ele demonstra um enorme altruísmo primeiro pelos humanos, depois por cada herói com que convive. Como não lembrar a cena em que ele se revolta pela morte de um humano (agente Phil Coulson) que morreu para salvá-lo. Ou ainda a tentativa de trazer Loki de volta para o caminho do bem quando todos os outros heróis só queriam destruí-lo acima de tudo.

Virtudes cardeais:


Prudência


Aqui eu destacaria com louvor a figura do Capitão América. É justamente o contrário do Homem de Ferro, que apesar de sua óbvia sagacidade, sempre acaba colocando os pés entre as mãos. O Capitão América parece sempre ponderar e meditar as coisas antes de tomar atitudes precipitadas. Como é típico do treinamento militar ele sempre privilegia a obediência em prol da ordem geral e a bendicência em relação aos outros. Em suma, pela virtude da prudência, o Capitão América correria o sério risco de ser o único a sobreviver num ambiente em que a força parece falar mais alto que tudo.


Fortaleza


Acho que para todos fica patente que não é da força física que se trata essa virtude. A fortaleza enquanto virtude expressa a firmeza e a constância na busca do bem último. Todos os personagens, uns mais outro menos, apresentam essa virtude, mas um especificamente conseguiu transmiti-la de modo mais claro que os outros.

Quase despercebida (ela aparece só no começo e no fim do filme), Pepper Potts, a namorada do Homem de Ferro, ao saber que ele tinha uma missão a cumprir renegou sentimentos egoístas e mesquinhos ao dizer: “Trabalhe duro”. É claro que ela se preocupava com a vida de seu namorado, mas mostrou fortaleza diante de uma situação de necessidade. Casos assim acontecem diariamente em nossas vidas: quando um parente morre ou quando perdemos o nosso chão, é preciso ser forte e saber que a mão de Deus está agindo em tudo. Foi essa a mensagem que Pepper me mostrou.


Temperança


Para mim a Viúva Negra demonstrou mais vezes essa virtude porque soube (c0mo boa espiã) dominar seus sentimentos e instintos sempre visando um bem maior. As cenas dos seus interrogatórios são fascinantes. É como se ela conseguisse suprimir tudo o que é humano, quer sejam desejos, emoções, etc. , e dependesse apenas do racional (e/ou espiritual).

Cada cena em que ela interroga ou é interrogada eu só imagino os mártires que expressaram tal virtude até as últimas consequências. Essa virtude é como se equilibrasse todo o nosso interior e nos desse sobriedade e serenidade diante das situações de prova. Obviamente, como eu disse, isso é obrigatório num espião, mas serve de exemplo também para nós, meros mortais.


Justiça


Bom, o filme se chama “Os Vingadores” (The Advengers) e como sabemos vingança não tem nada a ver com justiça. Isso fica muito claro na cena final em que decide-se o destino do vilão Loki. O que deveria acontecer com ele? Qual seria a pena JUSTA depois de Loki ter matado tanta gente e feito tanto mal?

O Espião Nick Fury enfrenta o parecer da organização secreta SHIELD e resolve deixar a punição de Loki para Thor, meio-irmão de Loki. Muitas vezes nosso instinto é justamente querer usar do instrumento justiça para fazer vingança. Apesar do título do grupo, foi bonito vê-los todos entregando Loki são e salvo nas mãos de Thor para que este punisse o vilão como deve ser e não como eles queriam que fosse (na base da força). Foi para mim um belo exemplo o filme terminar mostrando que a justiça está acima da vingança.


Fonte: www.sentinelanoescuro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.