quinta-feira, 26 de abril de 2012

Um pouco de cultura faz bem... Piedade Ortodoxa

  "...Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.  "
(1 Cor. 14:40)



Toda sociedade humana, ou como os sociólogos diriam, "grupo social", tem suas próprias regras específicas de comportamento e etiqueta.



Estas regras podem ser muito diferentes de um lugar para outro, mas isto não significa que a etiqueta um grupo é melhor que a do outro.  



Na Rússia, por exemplo, quando encontro alguém, é costume  que cada um deseje ao outro uma boa saúde ("Здравствуйте!"),  enquato nos Estados Unidos , perguntariamos um ao outro  "Como vai você?"



A Igreja Ortodoxa é o Corpo sacramental de Cristo, mas ao mesmo tempo, é um grupo de pessoas que estão unidas não só espiritualmente, mas também socialmente.



É por isso que a Igreja Ortodoxa tem desenvolvido as suas próprias regras de etiqueta.



Infelizmente, muitos de nós crescemos em uma sociedade sem igreja (aqueles que viveram o regime soviético ou pós-soviético) e quando encontramos a Igreja, já adultos,  já não tinhamos mais  nossos pais e avós para nos orientar em como se comportar na igreja. 



E é por isso que cabe a nós observar e aprender quais são as regras e costumes da Igreja e da nossa paróquia.



"Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça  ..." (Isaías 61:10)






Muitas vezes  ouvimos palavras de incompreensão das pessoas sobre as razões pelas quais a Igreja tem regras sobre nossas vestes: "Que diferença faz a Deus o que vou vestir"



Na verdade, não faz qualquer diferença para Deus sobre como nos vestimos, porque Ele observa  os nossos corações e não as nossas roupas. Contudo, é justamente para  nós que realmente importa o como estamos vestidos.



Quando nos preparamos para uma cerimonia, por exemplo, é natural que as senhoras busquem vestir um bonito vestido, e seria realmente estranho que alguem se vestisse com um traje de banho para participar de uma  recepção oficial.



Do mesmo modo, quando alguem vai trabalhar em um  celeiro para fazer as tarefas próprias do celeiro, não é o mais adequado  usar um smoking.



Daí temos, que não é nada dificil compreender que algumas roupas são mais apropriadas para se ir  a igreja e outras  não são.



Na Igreja Russa é costume que os homens usem calças e uma camisa de mangas compridas (casaco, suéter, etc.). É inaceitável ir  à igreja de shorts, calças de ginástica, ou com uma t-shirt.



Há quem use Jeans, especialmente com rasgos (isso esta na moda), em uma festa, mas é melhor não usá-los para se ir ao Templo de Deus.



As mulheres devem vestir saia e blusa ou um vestido, e cobrir suas cabeças. A roupa deve ser com mangas compridas e sem decote.



Em geral, os displays de sensualidade são inadequados na igreja; pois o Templo de Deus é um lugar para a oração, não para atrair a atenção de todos. O centro das atenções na igreja deve ser Deus, não a nossa pessoa.



Claro, isso não significa que não possamos usar algo bonito, muito pelo contrário, na igreja, tudo deve ser bonito : a arquitetura, a arte, as vestimentas. E as nossas vestes precisam estar limpas, arrumadas e bonitas.



Mas devemos tentar desenvolver nosso gosto, e aprender a distinguir entre o que é belo e o que é chamativo.



Evite ter palavras escritas  em suas roupas, especialmente se você não pode lê-la ou não sabe o significado do que está escrito.



Também é inaceitável uma vestimenta com várias imagens, pois que vai  à igreja, vai  para rezar e ser inspirado pelas imagens de santos, e não para ver qual é o nosso desenho animado favorito, a equipe da qual somos fãs ou a nossa banda de rock favorita.



Finalmente, na igreja, você não deve anunciar as empresas que produziram a sua roupa. Se você deseja ser um outdoor caminhando a serviço de marcas, você deve fazer isso fora da igreja.



Siga as regras de etiqueta Igreja. Dê uma olhada no clero: mesmo no calor, eles estão vestidos de batina (com mangas compridas), um sticharion (também com mangas compridas), e um padre também veste por cima de tudo isso um phelonion.

Imaginem se o clero começar a servir, nos dias  quentes, de  shorts e camisas sem mangas ? Isso é algo mesmo impensável.

Mas o que fazer se o tempo estiver muito quente?

Da mesma forma, os leigos também não devem se queixar sobre o clima, mas humildemente manter as regras de etiqueta Igreja. Em algumas paróquias, no entanto, mangas curtas se tornaram aceitáveis, então deve-se procurar a orientação do reitor da sua paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.