quarta-feira, 25 de abril de 2012

Coisa que ainda não sabemos fazer direito


           " Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor" (Salmos 34:11)


A Igreja Ortodoxa não tem serviços separados para crianças, serviços de juventude, serviços para adultos, etc, mas apenas um serviço a Deus para o qual todos são chamados.


As crianças devem participar de serviços religiosos desde a mais tenra idade, em outras palavras, desde o nascimento. Mas, assim como com todas as outras coisas, os pais devem progressivamente ensinar a criança a seguir as regras de comportamento na igreja.


Claro, não se pode esperar que uma criança de três anos fique completamente parada por duas horas seguidas, mas também não se deve permitir que a criança  corra ao redor do santuário, grite, faça pirraça e etc...


Os pais devem ser gentis mas  firmemente orientar a criança, para que essa de vazão a sua natural  energia para o canal adequado, e muitas vezes os pais devem simplesmente ensinar seus filhos a controlar os surtos de sua energia juvenil.


Os pais não devem pensar que mal comportamento é algo natural para as crianças e que portanto este não deve ser  interrompido. Os pais devem ensinar seus filhos a observar a etiqueta da igreja desde a mais recuada idade, e não desanimar caso  esse processo leve algum tempo.


Aqueles que vêm à igreja sem filhos não devem encarar as crianças como se elas fossem  "aqueles que não me permitem me concentrar," mas em vez disso, devem estar felizes que há crianças no templo de Deus, e orar por essas crianças e por si.


Mães e avós! Por favor, abster-se de ficar a paparicar os bebês (crianças)  dentro da igreja,  mesmo quando um bebê é muito bonito. Isso cria ruído na igreja e provoca uma resposta natural da criança que também começa a gritar  E em geral, os adultos costumam fazer muito mais barulho do que os filhos.



Uma outra coisa que não está citado neste artigo da Igreja Ortodoxa, mas que serve muito bem para nossa Igreja:

Igreja não é lugar de recreação, lugar de brinquedo é em casa e não na Missa. Muitos pais não ensinam desde cedo às crianças a diferença de cada local, por isso elas crescem pensando que podem tudo em todos os lugares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.