segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Bom Pastor

As Escrituras muitas vezes para falar da relação de Deus para com o povo o revelam como Pastor. O livro do Êxodo apresenta Deus conduzindo seu povo para a liberdade. “Fez seu povo sair como um rebanho e como ovelhas conduziu-os no deserto” (Sl 78,52). Quando já estabelecidos na Terra da Promessa, o Senhor entregou as suas ovelhas aos cuidados das autoridades. 

Estas, porém, foram infiéis a sua missão. Agiram em proveito próprio: não serviram, não defenderam, mas saquearam o rebanho (cf. Ez 34,1-10). Deus, então, decide ocupar este lugar. “… Eu mesmo cuidarei do meu rebanho e dele me ocuparei. Como o pastor cuida do seu rebanho, quando está no meio de suas ovelhas dispersas, assim cuidarei das minhas ovelhas e as recolherei de todos os lugares por onde se dispersaram em dia de nuvem e escuridão” (Ez 34,11-12). 

Deus manifesta todo o seu amor: “Como o pastor ele apascenta seu rebanho, com o braço reúne os cordeiros, carrega-os no regaço, conduz carinhosamente as ovelhas que amamentam” (Is 40,11). O próprio Deus vem em socorro do seu rebanho: “Suscitarei para eles um pastor que os apascentará, a saber, o meu servo Davi: ele os apascentará, ele lhes servirá de pastor. E eu, o Senhor, serei o seu Deus e meu servo Davi será príncipe entre eles” (Ez 34,23-24).

Jesus se autodenomina de Bom Pastor em oposição aos outros pastores que eram maus. Ele é o verdadeiro pastor, pois faz da sua vida um dom para que as ovelhas tenham mais vida: “Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). A figura do Pastor revela a pessoa e a missão de Jesus, o defensor das ovelhas. Ele é o Pastor conduz e acompanha as ovelhas.

Jesus é o Verdadeiro Pastor que dá a vida por suas ovelhas. Pelo menos quatro vezes ao longo do texto, Jesus faz referência em sacrificar a sua vida pela vida das ovelhas (cf. 10,11.15.17.18).Há algo profundo que se identifica e identifica o próprio Pastor: o Amor. Pagou preço altíssimo por elas: sua vida, derramou seu sangue. A morte na cruz é a expressão máxima de seu amor pelas ovelhas. As ovelhas lhe pertencem. O nosso Pastor traz as mãos e os pés furados por nosso amor.

As ovelhas que fazem a experiência do seu amor devem também fazer de sua vida um dom: viver o amor. “Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13,35).
Entretanto, precisamos conhecer a voz do Pastor. Esse conhecimento não é e nem pode ser apenas teórico e intelectual, mas o ultrapassa. Conhecer a Deus significa ter comunhão para com Ele, ter relacionamento ativo, ser obediente a sua Palavra. “Mas aquele que queira gloriar-se, glorie-se disto: De ter a inteligência e me conhecer, porque eu sou o Senhor que pratico o amor, o direito e a justiça na terra. Porque, é disto que eu gosto, oráculo do Senhor” (Jr 9,23). Só contemplando a vida do Bom Pastor, o Crucificado-Ressuscitado, poderemos encontrar a vida. “Dar-lhes-ei um coração para que me conheçam, que eu sou o Senhor. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus, porque eles retornarão a mim de todo coração” (Jr 24,7).

A temática do Pastor e as Ovelhas é muito atual. A sociedade em que vivemos se apresenta como um rebanho que muitas vezes se deixa enganar e ser usado por vozes que manipulam, tais como, o dinheiro, o consumo e a moda. É por isso que muitas ovelhas não encontram vida e felicidade, mas ficam sempre com a impressão de que ainda não encontraram o que estão procurando. Para encontrarem se faz necessário ouvir a voz do Pastor e também obedecê-lo. “O Senhor, vosso Deus, é quem vai a vossa frente” (Dt 1,30a).

Sigamos o Bom Pastor no Dom da vida, vivência máxima do amor.
“Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Pe. Alcides Albony Amaral 
Formador do Seminário Maior de Filosofia da Arquidiocese de Florianópolis – SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.