domingo, 22 de abril de 2012

Brasil, 500 Anos de Exploração

Matas exuberantes com animais e plantas exóticas; terras, muitas terras; água, muita água. Este foi o cenário avistado pelos portugueses que chegaram pela primeira vez nas terras, onde antes apenas viviam os povos indígenas e, doravante foi denominada de Brasil.

Desde então, das terras brasileiras foram retiradas muitas riquezas. A exploração predatória teve início com o pau-brasil, árvore cuja madeira foi intensamente explorada pelos portugueses que conseguiram, dos povos indígenas, o segredo de extração da brasileína, corante natural que emprestava o tom avermelhado às roupas da realeza. Grandes quantidades de minérios preciosos, como o ouro e o diamante também foram retirados.

Em decorrência dos ciclos de produção do açúcar e do café, grandes desmatamentos foram gerados, assim como a formação de muitas cidades pelo Brasil. A intensa devastação das terras aliada à prática da monocultura comprometeu o solo e ocasionou grande destruição dos ambientes naturais.

O processo de industrialização do Brasil, a acelerada urbanização e a modernização agrícola, produziram problemas ambientais, como poluição do ar, da água e do lençol freático. A devastação e a conseqüente degradação ambiental levaram ao risco e à extinção algumas espécies de vegetais e animais.

Uma das maiores causas do desaparecimento de espécies da fauna foi devido à perda de habitats, seja pelo corte seletivo de árvores, desmatamentos, mudança no curso de rios ou outros fatores, impossibilitando a adaptação das espécies.

Apesar da intensificação dos impactos antrópicos causados ao meio ambiente, o Brasil é considerado o país que detém uma das maiores diversidades biológicas do mundo, abrangendo de 10% a 20% do total das espécies conhecidas pela ciência, possuindo alto grau de endemismo em todos os biomas, além de imensas reservas de água doce.

Por essas características, a megadiversidade brasileira é uma das que mais desperta a atenção de outros países, sendo uma das mais pirateadas do mundo, com o comércio ilegal de plantas e animais silvestres e com a exploração e a comercialização de plantas medicinais.

Os problemas econômicos e os ambientais não podem ser tratados separadamente, pois os recursos naturais explorados estão relacionados com o desenvolvimento do progresso do país. No entanto, a exploração inadequada dos recursos naturais, a redução da biodiversidade e a perda gradativa da riqueza genética resultam em conseqüências desastrosas para o meio ambiente.

Muitas populações tradicionais dependem dos recursos naturais locais como fonte de alimento, remédio e sustento. Estratégias que permitam o uso sustentado e a conservação dos recursos e que ainda possam gerar renda às comunidades devem ser aplicadas. Como cada bioma apresenta muitos tipos de ambientes, com peculiaridades importantes, tanto da fauna quanto da flora, é preciso esforços para preservar a natureza.

Na atualidade, o conceito de desenvolvimento sustentável é vital para ser colocado em prática, porque do contrário, ficam comprometidos à disponibilidade e acesso aos recursos naturais, sejam mineral, da flora ou da fauna, pois são finitos e a extinção é para sempre. Para preservar é preciso conhecer e valorizar todo esse patrimônio.

Rosmari A. M. Lazarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.