sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Leigos

Os Leigos são cristãos com uma missão especial na Igreja e na sociedade. Dentro da igreja, os leigos são chamados a serem membros ativos da comunidade, assumem ministérios e serviços, como agentes das diferentes pastorais, e por meio de conselhos também são chamados a colaborar no governo paroquial e diocesano.

Além desses serviços, os leigos são chamados a serem "sal da terra e luz do mundo" no dia-a-dia, sendo testemunhas e evangelizadores na sua família, no trabalho, no comércio, nos meios de comunicação, nos movimentos populares.

Os leigos são chamados diariamente a uma mudança efetiva em sua vida. Mudança que não precisa necessariamente envolver dinheiro e esforço físico, começando com atitudes diferenciais nas rotinas, nos relacionamentos.

Todos temos responsabilidades para com o próximo e para com nós mesmos, sempre tem algo que está ao alcance de nossas mãos para fazer da vida de todos um pouco melhor. Preocupar-se com um amigo, sabendo se ele tem alguma necessidade, ouvir seus problemas e oferecer o seu ombro amigo. Incentivar as pessoas, dando um ”carinhoso” empurrão, fazendo-as enxergar novas possibilidades. Reciclando o lixo da maneira correta. Vamos tentar ser mais gentis e menos pretensiosos, tentar abrandar um pouco da força do muro que colocamos ao nosso redor, sempre prontos para defender e atacar. Vamos atacar sim, mas vamos atacar o mau- humor, os desperdícios de material, tempo e saliva! Saliva sim! Vamos procurar ouvir um pouco mais e absorver o que for útil, agradável, vamos procurar olhar menos os defeitos das pessoas e mais o que elas causam de bom ou poderiam causar. Em vez de apontar o defeito de alguém vamos procurar ajudar a melhorá-lo, fazendo com que as boas qualidades possam estar acima dos defeitos.

Vamos tornar a igreja presente nos diversos ambientes sociais, impregnando-os da mensagem de Jesus Cristo, semeando os valores evangélicos da solidariedade e da justiça, empenhando-se decisivamente na construção da sociedade justa, fraterna e solidária, sinal do Reino de Deus.

E acima de tudo devemos ser corajosos, e não se importar com os comentários negativos que possam vir com essa mudança de atitude. Vamos confiar no amor de Deus, buscando na Eucaristia as forças necessárias para levar essa mudança adiante, desempenhando bem nossa missão na comunidade e no mundo.

O reino de Cristo cresce conforme formos capazes de nos doar, conforme formos capazes de amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo. Em pequenas atitudes diárias somos capazes de demonstrar esse amor.

Pascom Santa Teresinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.