sexta-feira, 11 de maio de 2012

As Beatitudes


Muitas vezes o sofrimento é provocado em consequência de nossos pecados. E o Mestre Jesus, ao abençoar toda a multidão, nos deu valiosas pistas para o nosso crescimento espiritual, através do exame de nossas consciências:

Benditos os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus


Realmente eu reconheço minha completa dependência de Deus? Fui arrogante ou orgulhoso de algum modo? Fui egoísta, possessivo ou interesseiro? Procurei por riqueza, poder e prestígio as custas de outros?

Benditos os que choram, pois serão consolados


Enfrentei minhas dificuldades e aflições com fé e paciência? Senti tristeza pelo sofrimento dos pobres, famintos e necessitados; pelos doentes, solitários e pecadores do mundo? Estou realmente amargurado por causa dos meus pecados e faltas?

Benditos os mansos, porque herdarão a terra


Tentei servir ou dominar aos outros em casa, na escola, no trabalho, ou algum outro lugar? Nutri raiva por alguém? Fui amargo, ressentido, abusivo ou não perdoei aos outros? Orei pelos meus inimigos?

Benditos os que têm fome e sede de justiça,  pois serão saciados


Desejei que, acima de tudo, a vontade de Deus prevalecesse em tudo? Batalhei por justiça por minha família, sociedade e mundo pelos meios que estão ao meu alcance? Tentei cultivar uma vida justa através de orações, jejuns, adoração, recebendo a Santa Comunhão e boas ações por meus semelhantes?

Benditos os misericordiosos, porque eles alcançarão a misericórdia


Mostrei compaixão e ajudei aos pobres, famintos, solitários e necessitados a minha volta? Tentei entender e perdoar aos outros? Ou fui indiferente as necessidades alheias?

Benditos os puros de coração,pois eles verão a Deus


Procurei ser bondoso, puro e busquei a santidade? Sucumbi a motivos malignos e intenções? Dei passagem a pensamentos impuros, palavras ou ações? Sou culpado por preconceitos ou influências? Fui hipócrita, pretensioso ou auto-indulgente por paixões pecadoras?

Benditos os pacíficos,pois serão chamados Filhos de Deus


Tenho em meu coração a paz de Deus? Tenho sido injustamente agressivo, raivoso ou impaciente? Trabalhei pela paz em minha igreja, casa e sociedade? Fiquei irritado, causei polêmica ou dividi as pessoas?

Benditos aqueles que são perseguidos por amor a justiça, porque deles é o reino dos céus


Reclamei quando perseguido pela justiça divina? Orei pelos meus perseguidores? Falhei em defender alguém que tinha razão, por medo de humilhação ou perseguição? Tive coragem de enfrentar tudo por aquilo que é o certo, apesar do criticismo ou ridicularização?

Bendito sois quando vos injuriarem e vos perseguirem por meu respeito; folgai e exultai, porque grande é a vossa recompensa nos céus


O júbilo de Cristo está no meu coração mesmo nos tempos de provação? Fui pessimista, desesperado ou desanimado? Almejei mais as recompensas imediatas que as recompensas nos céus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.