quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ADORAR É PRECISO



Adoração Eucarística

Contemplar o mistério celebrado - É preciso rezar sempre. O Mistério Eucarístico é o maior sinal da nossa fé.A adoração eucarística deve brotar da celebração.Somente um coração humilde será capaz de contemplar.O culto eucarístico fora da Missa nasce da celebração da Eucaristia.

A adoração eucarística, pessoal ou comunitária, deve brotar da celebração do memorial da Páscoa do Senhor e a ele conduzir. Essa prática orante alcança o seu maior significado na medida em que está em sintonia com o que a Eucaristia é e realiza: a Aliança de Deus com o seu povo, a construção da Igreja – “escola e casa de comunhão”. 

Portanto, não pode haver concorrência entre a Eucaristia celebrada e a adoração eucarística. O verdadeiro adorador é alguém que participa plenamente da Ceia do Senhor, recendo o Pão da Vida e tomando do Cálice da Salvação. Na prece silenciosa diante da Eucaristia, fazer passar pelo coração (recordar) as maravilhas de Deus. Alguém que ama verdadeiramente a sua comunidade eclesial, não recusa o serviço aos irmãos e irmãs! Assim, prolonga a Eucaristia na vida.

“É preciso rezar sempre e nunca desistir” (Lc 18). Esse conselho de Jesus, suscitou inúmeras experiências orantes na Igreja. A adoração eucarística é uma dessas experiências de oração incessante. 

Acolher a Presença

Só um coração humilde pode se recolher em oração silenciosa diante de Jesus na Eucaristia. Sem uma visão das diversas dimensões da Eucaristia, não será possível compreender e apreciar a adoração eucarística. Ela supõe uma atitude de fé na presença sacramental, permanente e dinâmica de Jesus na Eucaristia. Trata-se de contemplar, numa atitude orante, os sinais eucarísticos. No dizer de Paulo VI, essa relação pessoal com o Senhor favorece um contínuo crescimento na fé e prolonga a graça do sacrifício eucarístico. Uma espiritualidade eucarística renova! A adoração eucarística está em estreita sintonia com o Mistério Pascal e com a participação na Ceia do Senhor. Somente um coração humilde poderá beneficiar-se dessa Presença de comunhão.

“Nós adoramos o que conhecemos” (Jo 14,22)

O Mistério Eucarístico é o maior e o mais expressivo dos sinais da fé. Guiada pelo Espírito Santo, a Igreja expressa sua fé na presença de Jesus na Eucaristia, conservando o pão eucarístico para ser levado aos doentes, aos moribundos e para receber a adoração que só é devida a Deus. “Ninguém coma dessa carne sem primeiro adorar...; não só não pecamos adorando-a, mas pecaríamos se não a adorássemos!”, já dizia Santo Agostinho [...]. 

A adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento leva “os verdadeiros adoradores que o Pai procura” a uma profunda comunhão com o Pai, no Espírito que ora em nós. Ao contemplar o Pão Vivo que desceu do céu para a vida do mundo, sentimos toda a força da expressão: por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós Deus Pai todo-poderoso, toda honra e toda glória, agora e para sempre!Como anda a sua vida de adorador (a)?



Santuário de Fátima – Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.