quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

SANTIDADE É DOM DE DEUS E DOAÇÃO DOS HOMENS



Um novo sorriso de Deus



Nesta última edição do ano quero escrever esta coluna dizendo que conheci um Santo que andava por entre as pessoas, que levava Deus em seu sorriso e sua ternura a cada um que passava por sua vida. Esta pessoa extraordinária é Dom Luciano Mendes de Almeida, o arcebispo santo que deixou atrás de si um rastro de amor e luz.

Um homem que marcou a história de São Paulo, de Minas Gerais e da Igreja do Brasil como um todo. Figura conhecida e reconhecida pelo mundo afora, pois irradiava alegria e cativava aos seus interlocutores. Brilhante pela inteligência, pela memória prodigiosa, mas marcante pelas suas virtudes, sendo a que melhor o define: a caridade. 

Nascido no Rio de Janeiro em 5 de outubro de 1930, dom Luciano tornou-se jesuíta ainda jovem, trabalhando na Companhia de Jesus, dos 17 aos 45 anos de idade, onde obteve destaque no trabalho com detentos nas cadeias em Roma. Foi bispo auxiliar em São Paulo, antes de ser nomeado arcebispo de Mariana, em 1988 até 2006. Foi também secretário geral e presidente por dois mandatos consecutivos da CNBB.

Um bispo que aprendeu a ver Nosso Senhor na pessoa dos mais simples e humildes a quem procurava servir com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua inteligência. Foi um trabalhador incansável da causa das crianças e dos menores, sendo ele um dos criadores da Pastoral do Menor. 

Um dos seus grandes presentes para a Igreja e para cada um de nós, é amor que não olhava aparência, um amor que ia até o coração e que se transformava em atitudes e serviço. Uma de suas famosas frases é: “Em que posso lhe ajudar?”. Uma frase tão simples, mas que quando vivenciada na caridade pode fazer a diferença na vida de que a escuta. 

Homem de fé e de esperança, que nem o acidente que quase o vitimou tirou o brilho de seu olhar quando ainda internado e não podia falar. Recuperou-se e continuou a levar Deus nas suas palavras e no seu exemplo de humildade. Ele morreu aos 75 anos, ao lado da família e dos amigos, por falência múltipla de órgãos, em São Paulo, consequência de um câncer no fígado, após ficar internado por 40 dias no Instituto Central do Hospital das Clínicas. Este sofrimento seria a sua última entrega à vontade do Senhor a quem tanto amou e serviu.Nasceu, viveu e morreu na pobreza. Nasceu amado, viveu amado, viveu amando, morreu amando, morreu amado. 


Quem tiver notícias de graças alcançadas pela sua intercessão e que possam ser úteis para o processo de beatificação de Dom Luciano pode enviá-las ao Tribunal da Arquidiocese de Mariana, localizado à Rua Direita, 102, no Centro. CEP: 35.420-000. Mariana (MG), ou entrar em contato com a Paróquia Santa Teresinha de Cumbica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.