sexta-feira, 7 de novembro de 2014

NOSSA IDENTIDADE CRISTÃ




Por uma autêntica Identidade Cristã!
Há textos que são escritos não para um tempo apenas. Há Cartas que se eternizam... Esta é, sem dúvida, uma delas... Uma preciosidade, talvez para a maioria desconhecida. Como cristãos que o somos, ou não, é indispensável a sua leitura.

Creio que neste momento que a Igreja está vivendo, esta Carta vem nos recordar qual a nossa missão, a nossa Identidade, a razão de nosso ser.

Sem nenhuma motivação a mais, leiamos a Carta que foi escrita a Diogneto, no século II.

Diogneto?! Quem é?! O leitor perguntará... Não importa conhecê-lo!

Importa que a acolhamos como “Diognetos” de nosso tempo para que vivamos melhor nosso Batismo, e do mundo, a luz sejamos, da terra o sal, da massa o fermento.

“Os cristãos não se diferenciam dos outros homens nem pela pátria nem pela língua nem por um gênero de vida especial.

De fato, não moram em cidades próprias, nem usam linguagem peculiar, e a sua vida nada tem de extraordinário.

A sua doutrina não procede da imaginação fantasista de espíritos exaltados, nem se apóia em qualquer teoria simplesmente humana, como tantas outras.

Moram em cidades gregas ou bárbaras, conforme as circunstâncias de cada um; seguem os costumes da terra, quer no modo de vestir, quer nos alimentos que tomam, quer em outros usos; mas o seu modo de viver é admirável e passa aos olhos de todos por um prodígio.

Habitam em suas pátrias, mas como de passagem; têm tudo em comum como os outros cidadãos, mas tudo suportam como se não tivessem pátria.

Todo país estrangeiro é sua pátria e toda pátria é para eles terra estrangeira.

Pe. Otacílio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.