sexta-feira, 28 de novembro de 2014

ADVENTO DO SENHOR: TEMPO DE ESPERA



A Igreja nos propõe um tempo de quatro semanas que nos prepara para o Natal do Senhor. Toda, na Liturgia nos ajudará nessa preparação, na espera cheia de esperança: o roxo significa a vigilância de quem aguarda, a moderação das flores ajuda-nos a concentrar nossa atenção naquele que vem, o “Glória” não cantado prepara-nos para cantá-lo como novidade na Noite Santa do Natal. Os sentimentos dos nossos corações devem ser a vigilância, a piedade humilde de Maria Virgem, de José, dos pastores, de Simeão, Zacarias e Isabel, o espírito de conversão anunciado por João Batista, o sonho de um mundo “cheio da sabedoria do Senhor como as águas enchem o mar” (Is 11,9), como Isaías profetizou… Aproveitemos essas quatro semanas tão doces, que recordam a espera de Israel e da humanidade pelo Messias!

No 1º Domingo do Advento o Evangelho de Marcos 13, 33-37. É preciso estar alerta e preparado, porque o Filho do homem chegará no momento mais inesperado. Diante do desconhecimento do dia e da hora, a única atitude possível é estarmos vigilantes. 

Para uma boa preparação neste advento deixo uma pergunta para reflexão nesta semana. Como então nos preparar para esta grande Chegada do Messias?

No 2 º Domingo do Advento o Evangelho de Marcos1, 1-8. Temos a voz que clama no deserto. João Batista é um personagem muito importante. A sua mensagem central é da conversão, que se dava através do Batismo. João proclama que a salvação é universal, isto é oferecida a todos sem exceção. João é aquele que aponta Jesus. Aquele que aponta a cada um de nós da vida eterna. 

Aplanai o caminho do senhor. Para atuar estas palavras, temos de recomeçar a cada dia. O que pode nos sustentar na caminhada é a oração. Pergunta para nossa reflexão é: Reservo tempo adequado para rezar?

No 3º Domingo do Advento ouviremos o Evangelho de João 1,6-8.19-28. João Batista que veio dar testemunho e ensinar a cada um de nós cristão a sermos testemunha viva da presença do Messias em nosso meio. João tem claro que sua missão fundamental é tornar visível ao mundo Jesus Cristo. Homem que dá testemunho da luz e desperta ao seu povo o grande desejo que passa por uma esperança que é a chegada de uma vida que vai anunciar que o período das trevas termina e surge a luz que é o Menino Deus. 

Nossa missão é de sermos testemunha da luz. Como ser luz na vida das pessoas e da nossas comunidades?

No 4º Domingo do Advento Evangelho proclamado é o de Lucas 1, 26 -38. Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo. O sim de Maria não representa apenas um ato de submissão á vontade de Deus por meio do anjo, mas um consentimento ativo e responsável. Maria é aquela que contribui de maneira decisiva para a libertação do povo de Deus. Ela interfere positivamente na nova criação em Cristo mediante o Espírito Santo. 

O Evangelho de Lucas nos provoca a refletir nesta semana de como vamos dar o nosso Sim A Deus? 

Vivamos intensamente este tempo de espera para novamente acolher a chegada do Menino Deus. Que seja um período de rever nossas atitudes e ações para que nosso coração seja no natal e durante todo o ano a manjedoura que acolheu e acolhe o Cristo Salvador. 

Pe. Cássio Fernando



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.