quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Altar lugar do Santo Sacrifício

O altar é o lugar onde se opera um dos maiores milagres.

 
Os Santos lhe deram nomes os mais gloriosos: v.g. "a mesa sagrada, a mesa celeste, a mesa mística, onde os justos recebem o penhor da vida eterna; a cadeira e o trono, o túmulo de Jesus".

Nos primeiros tempos a Igreja se servia de altares de madeira, para nos lembrar da mesa do Cenáculo e do instrumento da nossa Redenção. Esses altares tinham a forma de túmulos. Hoje o altar do Sacrifício deve ser de pedra. Se for de madeira, bronze, prata ou ouro, é necessário que o lugar onde devem repousar as Santas espécies, seja de pedra.

Outrora colocava-se ordinariamente o altar sobre o túmulo dos mártires, ou ao menos punham-se relíquias de um ou de muitos deles gloriosos testemunhos de Jesus. Hoje a Santa Igreja ainda exige que se não consagre altar sem colocar relíquias de Santos.

Espécies de altares

a) Altar fixo ou imóvel: é aquele que se consagra per modum unius a mesa com sua base ou tronco.

b) Altar móvel ou portátil: é a pedra de uma dimensão suficiente para receber o Cálice e a Hóstia.

O altar portátil chama-se ordinariamente pedra sagrada.

O altar deve ser coberto de 3 toalhas de linho ou cânhamo para receber o precioso Sangue se por um acidente se derramar no altar.

Simbolismo do altar

O altar representa Jesus Cristo, verdade essa que reluz brilhantemente nas cerimônias da respectiva sagração.

O Bispo sagrante faz duas unções sobre o altar; uma com o óleo, símbolo da misericórdia de Jesus, outra com o Santo Crisma, simbolizando Cristo que significa: ungido, consagrado.

Fazem-se 5 cruzes: uma no meio e 4 nos ângulos no modelo das 5 chagas de Jesus. Sobre essas 5 cruzes queima-se o incenso: imagem das orações que as chagas de Jesus fazem subir ao Céu em nosso favor.

As velas que se acendem nessa cerimônia, indicam que essas chagas se tornaram gloriosas depois da ressurreição. Colocam-se 3 grãos de incenso no pequeno túmulo cavado no interior da pedra, em memória dos perfumes, com que José de Arimatéia, Santa Madalena e as Santas mulheres embalsamaram o corpo de Jesus.

As relíquias ali postas, significam a união íntima e inseparável de Jesus com os Santos, mortos na Sua graça e no Seu amor.

Nas 7 aspersões feitas ao redor do altar, vemos uma imagem dos 7 Sacramentos que saem do Coração adorável de Nosso Senhor.

O altar, ou ao menos a mesa sagrada (altar portátil), deve ser de pedra - porque Jesus Cristo na Escritura é chamado a Pedra angular da Igreja (Ephs. II 20).

É por isso que na Quinta-feira Santa há a cerimônia da desnudação dos altares, simbolizando que Jesus Cristo foi despojado de tudo, de Sua glória, amigos, de Suas vestes e lavado com o Sangue e água que saíram de Seu lado aberto.

Com esses dados temos a chave para compreender o porque das toalhas, dos adornos, das incensações e beijos.

* As toalhas representam o sudário e os panos sagrados que envolveram o Corpo de Jesus.

* O adorno é uma reparação feita à coroa de espinhos que puseram na cabeça de Jesus.

* O incenso são os perfumes preciosos com que Jesus foi embalsamado.

* Os beijos representam o amor que todos os cristãos devem ter para com Jesus.

Se o Sacerdote benze a hóstia e o cálice, tem à mão esquerda sobre o altar; se ele ora em união com Jesus, toca o altar, confirmando de algum modo a sua fraqueza; se ele vai dar a paz aos fiéis, primeiramente beija o altar, cerimônias essas que nos indicam ser Jesus Cristo a fonte de toda a bênção, o mediador poderoso, o autor e dispensador da paz.

* O Crucifixo: é para nos ensinar que o Sacrifício incruento é a continuação e reprodução do Sacrifício da Cruz.

* As velas de cera: têm uma significação geral concernente a Jesus e aos fiéis.

Relativamente a Jesus - a cera, substância puríssima, simboliza que Jesus Cristo é a pureza por excelência e que veio do céu para acender no nosso coração o fogo do amor divino.

Relativamente aos fiéis: representa a fé e a caridade.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.