quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ano da Fé: Creio

“CREIO EM JESUS CRISTO...”

            Na última matéria escrita no nosso jornal "Ágape", nos deparamos com o Abbá, a certeza de um Deus que é Papaizinho, mas a nossa Profissão de Fé nos apresenta ainda a fé em Jesus Filho de Deus. Esta verdade conhecida ao longo da História da Salvação é fruto do amor do Pai que não abandona a sua criação. Tendo ela se desviado de seu projeto inicial pela desobediência, em seu desígnio salvífico o Pai envia seu Filho como Redentor.

            Neste mês aprofundaremos esta verdade revelada: Creio em Jesus Filho único de Deus!Quantas vezes este nome já não foi pronunciado por nós? E, assim deve ser, poisao pronunciar Jesus Cristo, estamos manifestando nossa fé, apresentamos a sua missão e o seusenhorio somente por estas duas palavras.

            Em hebraico Jesus que dizer “Deus Salva” e, isto é revelado por meio do Anjo Gabriel quando se dirige a Maria (Cf. Lc 1:26). Como sabemos o nascimento de Jesus é um acontecimento único, pois não estamos falando de uma simples criança, este é o Filho de Deus. O esperado das nações, aquele que veio para reestabelecer a criação e levá-la a sua plenitude. O acontecimento é tremendo, estamos diante de Deus que está no meio de nós. “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1:14).

            Já Cristo, não é o sobrenome de Jesus. Cristo é um título, vem da tradução grega do termo hebraico Messias e quer dizer Ungido. Quando dizemos Jesus Cristo estamos na verdade dizendo que o homem de Nazaré é o Cristo de Deus. Que Ele é a Promessa cumprida no meio de nós. Por isso os anjos no nascimento nos convidam a tão grande alegria: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados” (Lc 2:14), estamos diante do encontro do Céu com a Terra. É o salvador que chegou! Vindo como Dom do Pai para os seus.

            Jesus é o Messias que enviado ao mundo resgatará os seus irmãos pelo sangue a ser derramado. É a salvação do gênero humano. O único mediador entre Deus e os homens. É o novo Adão que trouxe por sua obediência o paraíso de volta para nós. Por isto, não hesitemos, movidos pelo Espírito, a chamarmos Jesus de o Cristo de Deus, tal como aprendemos de Pedro (Mt 16:16).

            Lembramos ainda que todas as nossas orações litúrgicas apresentam uma estrutura. São sempre por Jesus Cristo ao Pai e no Espírito. Se Jesus é o Senhor da Igreja, é por meio dele que nossas orações chegam ao Pai. Assim sendo, a Igreja não se cansa de clamar por Ele. Em todo tempo e lugar a Esposa do Cordeiro, a Igreja Santa e Católica, vive uma prece constante até estar diante d’Ele para a festa sem fim. Esta prece ecoa aos quatro cantos da terra: “MARANATHA” - Vem Senhor - (Ap 22:20).

            Toda a vida de Cristo, como nos diz o Catecismo, é um Mistério. A concepção, sua morte e ressurreição tudo esta envolvido por um Mistério e Mistério de Fé! É por isso que este ano da fé quer nos colocar diante destes acontecimentos tão extraordinários dos quais nos alimentamos em cada instante de nossa vida.


                                                     Pe. Cristiano Aparecido



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.