quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

São Paulo Apóstolo, rogai por nós

A conversão de São Paulo


"A Esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." Rm 5,5.

Ainda adolescente, sem idade para poder apedrejar, assistiu ao martírio do diácono Estêvão, o primeiro mártir da Igreja. (Act 8,1).

Paulo, hebreu convicto, perseguia os cristãos porque os considerava como hereges, como uma seita contrária à verdadeira fé, que ameaçava a autoridade religiosa do judaísmo.

No ano 35, quando Saulo tinha cerca de 30 anos, na sua luta contra os cristãos chefia um grupo que vai galopando para Damasco, com autorização dos sumos sacerdotes, para eliminar um grupo de cristãos e levar os seus chefes algemados para Jerusalém.

Paulo diz que no caminho, já próximo de Damasco, se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu e lhe apareceu Cristo Ressuscitado, que lhe disse: «Saulo, Saulo, porque Me persegues?» Saulo perguntou: «Quem és Tu, Senhor?» A voz respondeu: «Eu sou Jesus a quem tu persegues. Agora levanta-te, entra na cidade e e aí te dirão o que deves fazer» (Act 9,1-7). Perseguindo os membros da Igreja, Paulo estava a perseguir Cristo que é a sua Cabeça.

Deixado Cego por uma luz brilhante, que ele entendeu que era o próprio Cristo e foi levado para Damasco e ficou três dias na escuridão. Sendo batizado por Ananias, sua visão voltou, então ele deixou a cidade e ficou vários anos na Arábia em prece e meditação. Retornando a Damasco, começou a pregar a sua fé com grande habilidade, convicção e persistência.

Paulo, de perseguidor dos cristãos torna-se um homem novo, o mais ardente missionário do Evangelho, que irá dedicar o resto da sua vida a Cristo, numa contínua identificação com Ele ao ponto de poder dizer: «Para mim viver é Cristo» (Fl 1-21); «Já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim.» (Gl 2,20)

Seus esforços missionários criaram muita revolta em algumas cidades, ele foi até mesmo apedrejado e deixado para morrer pela multidão enfurecida em uma delas, mas ele encontrou solo espiritual fértil entre os gentios.

A partir do encontro com Cristo ressuscitado começou para Paulo uma nova etapa da vida, uma grande aventura que o levará por montes, desertos, mares, aldeias e cidades do Mediterrâneo Oriental, e que terminará em Roma com o martírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.