segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

São Paulo Apóstolo - Abertura do Ano Pastoral

Caríssimos irmãos e irmãs, saudações em Cristo Jesus




Festa da Conversão de São Paulo pode ser um momento privilegiado para nos encontrar com a sua pessoa, o seu testemunho, a sua teologia e para nos deixarmos guiar por ele nos caminhos do encontro com Cristo e do anúncio do Evangelho.


Mais do que conhecer a figura de Paulo, sua vida e personalidade, somos chamados pelo apóstolo a por amor a Cristo suportar tudo: o Cristo. Por ocasião de sua conversão, o então Saulo pergunta: “Quem és, Senhor?”, e recebe como resposta: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (Atos 9, 4s). Ora, Jesus já havia morrido, ressuscitado e subido ao céu. Saulo perseguia não só a Jesus de Nazaré, mas a Igreja, os cristãos. Jesus ressuscitado se identifica com a Igreja.


Esse acontecimento que mudou a vida de Saulo, um encontro pessoal com o Ressuscitado, está no fundo da doutrina sobre a Igreja como Corpo de Cristo. Paulo, a semelhança de Jesus que esteve três dias morto para ressuscitar, esteve três dias sem poder ver, ficar de pé e sem comer; depois no momento do batismo, de sua aceitação da Igreja, seus olhos voltaram a abrir-se, pôde comer e retomou as forças, voltou à vida (cf. Atos 9, 18).


Depois do seu batismo, passou a ver o que era a sua vida antes e depois do encontro com Jesus. “Mas tudo isso, que para mim eram vantagens, considerei perda por Cristo. Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei a fim de ganhar Cristo” (Filipenses 3, 7-8).


Paulo havia acreditado que a prática cega da lei o faria justo diante de Deus. Seu encontro com Jesus Ressuscitado o fez perceber que a salvação vem de Deus. Cabe ao homem “converter-se”, isto é, crer e acolher, na fé, a oferta de Deus e viver, a seguir, suas exigências, fortalecidos no Corpo de Cristo, a Divina Eucaristia.


Quem descobre Cristo e a sua proposta de salvação, não pode guardar para si esse tesouro, mas tem de testemunhá-lo diante dos outros irmãos e irmãs.


Este mesmo convite é feito a cada um de nós, especialmente neste começo de ano pastoral, pois são vocês as pessoas que com todo carinho e disposição, fazem a diferença em nossa comunidade paroquial de Santa Teresinha


Quem descobre Cristo e a sua proposta de salvação, não pode guardar para si esse tesouro, mas tem de testemunhá-lo diante dos outros irmãos e irmãs.


Este mesmo convite é feito a cada um de nós, especialmente neste começo de ano pastoral, pois são vocês as pessoas que com todo carinho e disposição, fazem a diferença em nossa comunidade paroquial de Santa Teresinha.

Participe da Santa Missa em louvor ao glorioso Apóstolo e, desde já, rezemos por um Ano Pastoral que renda muitos frutos para Deus.



Data: 25 de janeiro

Local: Capela São Paulo Apóstolo

Horário: 20h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.