sábado, 5 de janeiro de 2013

Epifania

 

                             
 
 Celebremos a manifestação (epifania) do Senhor.

Epifania é uma palavra de origem grega que significa uma manifestação externa, um aparecimento ostensivo.

Todos nós estamos à procura de algo a mais o tempo todo que nos traga principalmente a realização e felicidade pessoal.

A palavra nos relata pessoas diferentes e de formas diferentes querendo encontrar Jesus.

A questão não é apenas o desejo de encontrá-Lo, mas por que, para que e onde buscá-Lo? Quais as consequências deste maravilhoso encontro e o quanto eu quero me revelar a ele também?

Também não é uma questão de pragmatismo e sim de convicção a partir de uma verdade que eu creio independente das consequências.

A leitura nos deixa bem claro que se nosso coração não estiver aberto a este encontro pode acontecer o contrário: o desencontro.

O Rei Herodes ficou com medo de que este menino pudesse tomar seu trono e por isso queria encontrá-Lo para matá-Lo e manter seu poder. Por pensar assim não conseguiu vê-Lo. Perguntou aos especialistas da época onde deveria nascer este menino e como encontrá-Lo. Os especialistas sabiam com o entendimento o local do nascimento, porém não O conheceram.

A atitude do rei Herodes nos ensina que aproximar com astúcia e esperteza e cheio apenas de intenções mesquinhas não é possível ver Jesus.

Os especialistas nos mostram que Jesus não se compreende apenas com entendimentos racionais específicos e conhecimentos teológicos, para enxergá-Lo é necessária a conciliação entre a fé e a razão.

Os conhecimentos devem ser alimentos para uma fé mais madura e concreta e se não vierem acompanhados de um coração apaixonado e convicto é impossível ver Jesus.

Restaram os reis magos que se orientaram pelos sinais da natureza e não possuíam entendimento religioso já que eram pagãos. Mas foram eles que encontraram Jesus, Maria e José. Não foram com verdades pré-estabelecidas e absolutas.

O encontro com Deus acontece unicamente pela misericórdia e iniciativa divina do que propriamente pelos méritos pessoais. Isto o torna um encontro desconcertante e surpreendente! Porém não deixa de ser um caminho de duas vias, pois é fruto do relacionamento pessoal.

Adoraram-no e prostrando-se diante dEle ofereceram três presentes: Ouro representando a realeza daquele menino; O incenso representando que aquele menino era divino e mirra representando a amargura e o sofrimento que aquele menino passaria justamente por não ter sido reconhecido por quem deveria reconhecê-Lo: São os que têm ouvidos, mas não ouvem; olhos, mas não veem.

Qual é a sua intenção ao procurar Deus em sua vida?

Você O procura para adquirir mais poder humano ou pela santidade? Você O procura para ter mais prosperidade ou porque O ama? Você O procura para realizar suas vontades próprias ou pelo que Ele é? Você o procura somente pelo interesse pessoal ou porque quer conhecê-Lo e relacionar-se? Você o procura pela vontade alheia ou própria? É uma procura carnal ou espiritual? É apenas científica ou racional?

Para Cristo não importa tanto, qual situação nos levou ao encontro dEle, e sim qual caminho eu escolherei de agora em diante para permanecer em sua presença! O primeiro encontro pode ser pela ignorância e interesse; a perseverança, porém, deve ser pelo encantamento que vem pela conversão diária através de uma experiência constante do seu amor.

Jesus Cristo é a felicidade plena, aquele que pode nos oferecer a vida eterna e uma razão maior de viver. Ele já se manifestou, agora precisamos acolher verdadeiramente esta manifestação!

Que nesta celebração da Manifestação do Senhor possamos encontrar com o Senhorio de Jesus permitindo que Ele seja o Deus-Humano (mirra), o Rei (o ouro) e Deus (o incenso) da nossa vida.

Caminhando assim, com certeza a Eucaristia nos encherá de profunda alegria!


Gilberto Ângelo Begiato
http://gilbertobegiato.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.