domingo, 9 de agosto de 2015

Vicentinos de Guarulhos em Retiro

Vicentinos em ação, Vicentinos na oração

O Conselho Central de Guarulhos da Sociedade de São Vicente de Paulo realizou seu Retiro Espiritual Anual nos dias 25 e 26 de Julho na Casa de Retiro Nossa Senhora Aparecida localizada em Santa Isabel. O pregador do retiro foi o nosso Assessor Espiritual Padre José Alexandre, que nos proporcionou momentos belíssimos de reflexão. O tema proposto para estes nossos dois dia foi: “É preciso silêncio para conhecer e amar, é preciso coragem para trabalhar e ser feliz!”.

Iniciamos o nosso retiro com a Oração da Manhã e, entre cantos e preces pedimos ao Senhor a graça de viver e servir ao seu Divino Filho pela obediência aos mandamentos d’Ele, da Igreja e pela observância da Regra Vicentina. 

Foram 4 momentos de Deserto onde pelas citações bíblica podemos nos encontrar com Jesus no silêncio e na oração. Através de trechos dos Evangelhos de João, Mateus, Marcos e Lucas, além de todo o Livro do Profeta Jonas, entre outros, fizemos a reflexão pessoal e posterior partilha. Tivemos ainda a oportunidade de refletir nossa relação com Deus, conosco mesmo, com os irmãos e com a criação. 

Compreendemos melhor que a cada dia precisamos renovar nosso coração, assim veremos e sentirmos que a Igreja de Cristo é muito mais as estruturas, e é nesta Igreja que somos chamados a tecer a caridade indo ao encontro de Jesus e vendo seu rosto em cada irmão que servimos. 

Sabemos que, por mais difícil que seja na correria do dia-a-dia, precisamos silenciar e deixar Deus falar; justamente esta capacidade de silenciar é a nossa maior dificuldade e um dos grandes desafios a serem superados. 

Agradecemos ao nosso querido e amado Assessor Espiritual pela proposta que nos ofereceu de continuarmos indo em frente, enfrentando os desafios, nos deixando encorajar pela Palavra de Deus que nos chama à conversão e a missão.

Tecendo a Caridade revelamos o rosto de Deus ao mundo e a nós mesmos. A oportunidade de um retiro é revigorante ao corpo e alma e nos dá novo alento para procurar servir com maior responsabilidade e generosidade. O 3º Deserto nos dizia: Não tenhamos medo! Confiando em Deus você melhora e cresce, mas para isso precisa confiar e acreditar. “Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!”.

Cs. Valéria Oliveira Carmanini









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.