segunda-feira, 11 de maio de 2015

Terço dos Homens: Experiência de Fé e Amor



Queridos irmãos da Paróquia Santa Teresinha, quero de modo especial neste mês de maio, mês mariano, meditar um pouco com você e sua família o papel e o valor espiritual do Terço dos Homens, uma devoção da nossa Fé Cristã, que de modo particular tem transformado muitos homens, em verdadeiros cristãos, verdadeiros homens de Fé.

A missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível, ou seja, de suma importância para a formação da família e de uma sociedade cristã.

O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. A oração do Terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.

Com a meditação do Mistério Redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a Maternidade Divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho.

O homem e a mulher de Deus precisam ter um coração e uma vida de oração intensa, perseverantes voltados para proteger o ambiente familiar em vista da Salvação. Na oração Jesus faz mais que comunicar-se com o Pai. Jesus na oração entrega-se a Deus, experimenta Deus, sendo Deus Filho. Vê Deus!

O Terço dos Homens favorece uma autêntica intimidade com Deus, Ele (Pai), e nós (filhos), pois assim o somos. Deus pode ser experimentado com os “Olhos da Fé”. Para ver Deus é necessária a condição de ter o coração limpo. E para que o coração esteja limpo é preciso que estejam purificados (olhos, mente, mãos...), mãos limpas, por exemplo, deve lembrar-nos da prática da justiça. A oração deve operar em nós como poder de Deus. Presença de Deus!

Oremos, portanto homens de Fé, para entrar na intimidade divina de Cristo. Direcionando tudo que somos, sentimos e pensamos para Deus. Meditar o Santo Terço, antes de tudo é colocar-se diante de Deus, é ouvir a Deus, desejar a misericórdia de Deus!

Fraterno abraço caros irmãos e lembrem-se das palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo... “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem, e lhes dou a vida eterna” (João 10, 27-28).

Seminarista Ismael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.