sábado, 16 de maio de 2015

Estágio Pastoral: Alguns desafios e bons frutos


No coração da catequese aos jovens está a proposta explícita do seguimento de Cristo: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” (Mt 19,21). É uma proposta que faz deles interlocutores, sujeitos ativos, protagonistas da evangelização e construtores de uma nova sociedade para todos. A catequese procure adaptar-se aos jovens, sabendo traduzir a mensagem de Jesus na linguagem deles. (DNC, 191) 

Acredito que atualmente um dos desafios prioritários da catequese é fazer com que os jovens sintam-se protagonistas da sua fé. É claro que para isso faz-se necessário que eles conheçam a fé que estão abraçando e sintam-se parte integrante da Igreja. 

Há alguns anos, em uma formação paroquial, ouvi a irmã Terezinha Mattos relatando a experiência do estágio: Os jovens e adultos que participavam das turmas de crisma deveriam passar por este estágio e assumirem um compromisso em sua paróquia para então serem confirmados na fé. 

O desafio de tornar nossos jovens cada dia mais próximos da Igreja foi abraçado em nossa paróquia e posso dizer que o pouco que acompanhei a catequese crismal, observei alguns desafios: 

- Fazer com que toda a paróquia (e principalmente as pastorais envolvidas) tenha consciência da importância do estágio pastoral, acolhendo o crismando e acompanhando sua caminhada. Algumas pastorais apresentaram certa resistência e até mesmo falta de boa vontade nesta acolhida, talvez por desconhecerem a importância do processo. É preciso deixar claro o objetivo do estágio e a importância dele no processo de evangelização; 

- Conscientizar o jovem antes mesmo dele chegar a Crisma. Alguns veem o dia da Crisma ainda como um mero ato social ou apenas como momento de sacramentalização. Os catequizandos de Eucaristia e até mesmo os de Perseverança devem ter em mente que ao chegarem a Crisma passarão pelo estágio pastoral e que isso será condição para que recebam o sacramento. Afinal, Crisma é também o sacramento do compromisso e para estar na Igreja é preciso ser comprometido com ela. 

Certamente há muitos outros desafios e você poderá ter contato com eles à medida que concretizará esta proposta em sua paróquia. Sendo assim, quero elencar também alguns frutos colhidos durante esta caminhada: 

- O estímulo à vivência comunitária e à participação nas Missas. Os crismandos que ainda não tinham vivência comunitária passaram a participar mais ativ
amente da Igreja e de suas atividades, tornando-se protagonistas da evangelização como propõe o nosso diretório nacional e testemunhando o Cristo que anunciamos com os compromissos assumidos durante o estágio nas pastorais escolhidas por eles. Isso inclui uma maior afinidade com a Liturgia e com as demais ações pastorais; 

- Revitalização das pastorais. Neste ano, a Pastoral da Catequese em nossa paróquia receberá no mínimo cinco crismadas que estagiaram em nossa pastoral e que depois do Sacramento da Confirmação decidiram continuar, como propõe o estágio. Outras pastorais também continuaram com novos membros, oriundos das turmas de crisma, incentivados pelo estágio pastoral.

Catequista Clécia Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.