domingo, 10 de maio de 2015

Quando uma mulher sabe amar


Numa época em cada um é “livre e faz o que quer”, ser cristão é ser diferente e, ao mesmo tempo, ser desafiador desta sociedade individualista e tão distante dos verdadeiros valores da vida e da fé; Deus despertou mais um coração apaixonado para dar testemunho do Seu amor à humanidade: Chiara Corbella. 

Nascida em 1984, foi uma jovem da geração João Paulo II e que desde o inicio da sua juventude soube se posicionar com filha de Deus e da Igreja, não deixando de lado a alegria, mas transmitindo-a com mais intensidade. Jovem decidida sabia o que queria e o que não queria para sua vida. 

Numa romaria a Medjugorje conheceu aquele que seria seu namorado, noivo, marido e eterno amor: Enrico. Fizeram o caminho do noivado ajudados pelos frades de Assis e casaram-se em setembro de 2008. Chiara logo ficou grávida de Maria, mas, infelizmente, depois das primeiras ultrassonografias, a criança foi diagnosticada com anencefalia. Logo, sem nenhuma dúvida os pais acolheram a filha e a acompanharam até o nascimento na terra e, depois de 30 minutos de vida, o nascimento ao céu.

Depois de alguns meses Chiara ficou grávida pela segunda vez, e pela segunda vez a ultrassonografia indicou problemas. A criança, desta vez um menino; não tinha as pernas. Os pais, sem medo e com o sorriso nos lábios, resolveram levar em frente à gestação. Eu mesmo conversei com Enrico que me contava a alegria de ter um filho, mesmo sem pernas.

Infelizmente a ultrassonografia do sétimo mês, evidenciou outras malformações mais graves, além de não ter as pernas, a criança era incompatível com a vida. Também nesse caso os dois jovens com o sorriso (eu vi e acompanhei aquele sorriso que nasce da fé) resolveram acompanhar o pequeno David até o dia do nascimento ao céu que aconteceu (mais uma vez) poucos minutos depois do nascimento na terra.

Participei também do funeral de Davi. Dessa vez também muita beleza, muita fé e uma espécie de inveja daquela felicidade vivida apesar da cruz. Uma felicidade que não era falsa ou de circunstância, mas um grande exemplo para muitas famílias da mesma idade. Finalmente outra gravidez: Francesco… Todos nós amigos ficamos muito contentes em receber esta notícia e vendo a confiança de Chiara e Enrico na vida.

Muitas pessoas, compreensivelmente, teriam desistido em tentar de novo. Enquanto as ultrassonografias confirmavam que o menino estava sadio, no quinto mês de gestação, outra cruz. Chiara tinha uma grave lesão na língua e, depois duma primeira cirurgia, os médicos diagnosticaram um carcinoma (câncer). 

Apesar disso, Chiara e Enrico quiseram defender esta vida. Não tiveram nenhuma dúvida e resolveram levar em frente à gravidez. Chiara só depois do parto teve a possibilidade de se expor a uma cirurgia mais profunda e, logo depois, à quimioterapia e radioterapia. Eu e muitas outras pessoas fomos testemunhas diretos de todas essas provas carregadas com o sorriso no rosto e com uma serena e incompreensível confiança a Providencia. 

Eu conversei muitas vezes com Chiara e Enrico a respeito do fato que em todas essas provas, nunca eles se deixaram abalar, mas aceitaram a vontade “Daquele que não faz nada por acaso”. E também a respeito do fato que, sempre repetiram a oração cotidiana de Consagração à Maria, que terminava com Totus Tuus… (Todo Teu...). Chiara nasceu ao céu, tinha 28 anos de idade. Era o dia 13 de Junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.