quinta-feira, 4 de julho de 2013

Um homem de fé

Amanhã, 05 de julho, a Igreja vietnamita vai celebrar o encerramento do processo diocesano de beatificação do Cardeal Francois Xavier Nguyen Van Thuan, ícone da Igreja asiática com o seu testemunho de fé, em meio a sofrimento e perseguição.
 
Agora, a causa do Cardeal, servo de Deus, vai começar uma nova fase, a chamada "fase romana" na Congregação para a Causa dos Santos. A Missa será celebrada pelo Cardeal Agostino Vallini - vigário da diocese de Roma - e marcará a entrega da obra de um processo que começou em 22 de outubro de 2010, cinco anos após a morte do ex-coadjutor da Arquidiocese de Ho Chi Minh City, mais conhecida como Saigon.
 
van_thuan_e_papa_j_paulo.jpg
 
Este dia de celebração é uma ocasião de alegria e orgulho para os católicos vietnamitas de todo o mundo, ávidos para ler sobre um homem de virtude e fé - antes mesmo de ser um missionário - que era capaz de suportar pacientemente o cativeiro sob o regime comunista. Nas famílias ele se tornou uma tradição para contar aos filhos sobre os feitos heróicos de um Padre já venerado como um santo e símbolo da fé cristã.
 
Um irmão Filipino, em uma missão no Vietnã, descreve o Cardeal Van Thuan, como uma pessoa "simples, bondosa e compassiva com todos. Já ouvi histórias sobre ele semelhantes aos contos de fadas, mas é real e conhecida em todo o país".
 
Cardeal François Xavier Nguyen Van Thu?n nasceu em 17 de abril, 1928, na região central do Vietnã, em uma família que teve, entre seus ancestrais, o primeiro mártir vietnamita em 1698. Entrou para o seminário menor em An Ninh e, em seguida, foi para o Seminário Maior de Phu Xuan. Enviado a Roma para continuar seus estudos, formou-se em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Urbaniana.
 
Ao retornar ao Vietnã, Dom Van Thuân foi o primeiro professor e depois reitor do Seminário de Hue, diocese onde se tornou Vigário-Geral em 1964. Em 24 de abril de 1975, Paulo VI nomeou-o coadjutor da Arquidiocese de Saigon (Ho Chi Minh City). Poucos meses depois, em 15 de agosto de 1975, foi preso e encarcerado. Foi solto em 21 de novembro de 1988.
 
Chamado a Roma em 1991 pelo Papa João Paulo II, tornou-se vice-presidente e depois presidente do Conselho Pontifício da Justiça e da Paz. Naqueles anos, o Compêndio da Doutrina Social da Igreja foi elaborado. Eleito Cardeal em 2000, morreu em 16 de setembro de 2002, depois de uma longa e difícil fase doente.
 
O processo de canonização foi iniciado em outubro de 2010. O postulador da causa Waldery Hilgeman explica que o Cardeal "visitou muitas partes do mundo", e por esta razão o processo foi "tão grande". A comissão encarregada dos trabalhos de beatificação e canonização tem viajado longas distâncias para a Austrália, França, EUA e Alemanha. Pelo menos 130 pessoas foram entrevistadas.
 
 
Enquanto isso, no Vietnã, os católicos rezam continuamente pedino a intercessão dos 118 mártires vietnamitas para que a causa de canonização do Cardeal Francois Xavier Nguyen Van Thu?n tenha um final feliz. E amanhã eles vão poder comemorar a beatificação do Cardeal Van Thuân, que representa a força da Fé Católica no país, apesar de tudo. (RMDC)
Com informações de AsiaNews


Conteúdo publicado em gaudiumpress.org,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.